Situação dos reservatórios das hidrelétricas é a melhor em mais de uma década

Os reservatórios estão operando, em média, com 80% da capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Nível das hidrelétricas é o maior em 12 anos
Há mais de uma década, a situação dos reservatórios das hidrelétricas não era tão boa quanto agora.
O período chuvoso termina nesta sexta-feira (31), mas parte da água está guardada para virar energia. E está até sobrando. A maioria das hidrelétricas precisou, inclusive, abrir as comportas dos reservatórios neste ano.
As contas de luz já estão na bandeira verde desde abril de 2022. Isso significa que o sistema está sendo operado no menor custo possível, sem a necessidade de acionar, por exemplo, as termelétricas, e sem cobrança extra de taxas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta sexta que vai continuar assim em abril e pode se estender até o fim do ano.
Em uma sala, funcionários da companhia energética que abastece boa parte de Minas Gerais acompanham a situação diária dos reservatórios e dizem que fazia tempo que não se via tudo no azul. Há dez anos as hidrelétricas monitoradas no local refletem uma realidade que se repete em todo país.
LEIA TAMBÉM:
Hidrelétrica de São Simão abre as comportas após chuvas intensas; vídeo
Cesp aumenta vazão de água na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera após volume de chuvas acima da média
Os reservatórios estão operando, em média, com 80% da capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O sistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da produção de energia do país, está com o nível de 83%.
“Nós tivemos dois verões bastante favoráveis, muita chuva, importante dizer, chuva no local certo, porque não basta só chover, tem que chover na cabeceira dos rios, onde tem reservatório. Em termos de reservação, nós estamos no melhor momento da história registrada”, conta o analista de mercado energético Walter Fróes.
O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi., garante que o bom momento vai continuar pelo menos até o fim de 2023.
“O Brasil como um todo, todo o sistema interligado nacional, há 12 anos que não vivia uma situação de tamanha abundância desse recurso hídrico. Esses 80% que a gente tem hoje serão consumidos ao longo da estação seca, até novembro e, portanto, basicamente toda a nossa necessidade de energia elétrica será atendida por recursos naturais”, diz.

01/04/2023 00:27

Nenhuma visita