Secretário de Estado americano preside encontro virtual para discutir plano de paz para Ucrânia

Nesta terça (28), o governo de Belarus confirmou que vai armazenar as armas nucleares táticas da Rússia. Chefe da diplomacia americana preside encontro virtual para discutir plano de paz para Ucrânia
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos presidiu, nesta terça-feira (28) um encontro virtual para discutir um plano de paz para a Ucrânia.
Em uma videoconferência com ministros das Relações Exteriores, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que regimes autoritários avançam além de suas fronteiras para coagir sociedades livres através de políticas externas agressivas.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fez um alerta: “Só vamos aceitar a paz se ela garantir que a Rússia vai se retirar do território internacionalmente reconhecido como sendo da Ucrânia.”
Kuleba lembrou ainda que a Rússia está usando as ameaças nucleares como forma de chantagem. Nesta terça-feira, o governo de Belarus confirmou que vai armazenar as armas nucleares táticas da Rússia. Disse que a decisão é uma resposta por anos de repressão do Ocidente.
Mesmo com a ameaça do Kremlin, a Casa Branca não vê indícios de que a Rússia esteja se preparando para usar armas táticas nucleares na Ucrânia, mas nesta terça o presidente Joe Biden mostrou que o governo está em alerta.
Na chegada à Casa Branca, a repórter Raquel Krähenbühl perguntou se presidente americano tinha algum comentário sobre a ameaça russa de enviar armas nucleares táticas para Belarus. Joe Biden disse que os russos ainda não fizeram isso “a menos que tenha acontecido enquanto estava no helicóptero”, concluiu.
Questionado se ele estava preocupado, ele completou: “Claro que estou preocupado. Essa é uma conversa perigosa.”

29/03/2023 00:27

Nenhuma visita