Rafael Soares lança ‘Afrobrasileiro’ em único show no Teatro Marília

Primeiro álbum do cantor e compositor mineiro traz referências do samba e da capoeira Natural de Belo Horizonte, Rafael Soares lança neste sábado primeiro trabalho solo: “Afrobrasileiro”
Paulo Colen
O cantor e compositor Rafael Soares lança o primeiro álbum da carreira, intitulado “Afrobrasileiro”, em único show neste sábado (25), às 20h, no Teatro Marília.
Com oito faixas, o trabalho parte de referências do samba e da capoeira, e transita por tempos e musicalidades negras diversas, visitando passado, presente e futuro. O álbum “Afrobrasileiro” está disponível em todas as plataformas digitais.
“A minha música faz parte do meu sagrado. A ancestralidade se faz presente em todas as instâncias de minha vida. Desde criança tenho uma ligação muito forte com o tambor, o berimbau e com os cantos”, explica Rafael Soares.
No álbum “Afrobrasileiro” cada música recebe uma ilustração do artista Ricardo Cordeiro de acordo com a sua percepção subjetiva da obra musical e de acordo com o Cosmograma Bakongo, uma mandala que traz a interpretação do mundo por meio de seus símbolos e quadrantes.
As oito faixas também reuném compositores já consagrados e jovens talentos do samba:
“Força do Tempo” (Rafael Soares e Márcio Nagô),
“Berimbau” (Wander Cassimiro/ Rômulo Cabral /Ricardo Barrão),
“Herança” (Alexandre Cruz),
“Corpo Negro” (Alexandre Rezende),
“Cativo” (Bruno Cupertino e Joãozito),
“Canto Pra Janaína” (Luis Lobo e Gabriel Goulart),
“Negro Samba” (Bruno Cupertino e Betinho Moreno)
“Jongo Beira Mar” (Alexandre Rezende e Bobô da Cuíca).
“Todas as faixas, em algum momento, fizeram ou fazem parte da roda de samba. Tanto a escolha dos compositores quanto das músicas se deu de forma espontânea, atrelada a temática pré-definida da negritude”, conta o artista.
O artista sobe ao placo do Teatro Marília acompanhado de Jorge Bonfá (Violão 7 cordas); Samy Eric (Violão 6 cordas); Isac Dias (Cavaquinho); João Romano (Violino); Willian Pajé (Trompete); Vinícius Mendes (Saxofone e Flauta); João Paulo Buchecha (Trombone); Aldo César (Tuba); Ébano Brandão, Rafael Leite, Lipe Cordeiro e Rodrigo Martins (Percussão); Alvaro Ferr, Cinara Gomes e Ébano Brandão (coro).

O show ainda contará com as participações especiais de Fábio Miudinho, Marcelo Caçapa, Daniel Filho, Jeferson Gomes e Samba da Meia Noite e Sambadeiras.
O trabalho artístico de Rafael Soares tem o samba e a capoeira como principais vertentes da sua carreira, iniciadoa em 2010
Paulo Colen
Conto de Vovó
Natural de Belo Horizonte, Rafael Soares iniciou a carreira em 2010 nos grupos musicais “CoraSamba” e “Alvorecer”. Em 2015 e 2016 integrou o grupo de cantores das “Baterias Show” Imperatriz Mineira e Imperador (Necup) e da escola de samba Acadêmicos de Venda Nova.
Em 2017, o sambista lança carreira solo, juntamente com o seu primeiro single “Conto de Vovó”, em parceria com Gabriel Goulart, o Bidú. Em 2019, Rafael Soares participa da websérie “Sambista da Vez”, que reúne 48 sambistas da cena de Belo Horixonte.
Rafael Soares – Show de lançamento álbum Afrolobrasileiro
Data: sábado (25)
Horário: 20 horas
Local – Teatro Marília – Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia/BH
Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$ 30,00 (inteira) – Link aqui.
Classificação: livre
Os vídeos mais vistos no g1 Minas:

25/03/2023 09:00

Nenhuma visita