Criado pela Sinfra, o programa prevê mais duas grandes campanhas ao longo do ano. Campus da Ufopa abastecido por energia solar
Comunicação Ufopa
Todos pela Sustentabilidade. Com este mote, o Programa de Sensibilização da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pretende mobilizar servidores (docentes e técnicos) e alunos para promover junto à comunidade interna, e também externa, reflexões sobre práticas mais sustentáveis que possam contribuir para “hábitos ecologicamente corretos” de quem trabalha ou estuda na universidade, e também de quem a visita.
O lançamento oficial da primeira campanha ocorre neste dia 6 de março, e as ações seguem até o dia 28 de abril. Durante esse período serão desenvolvidas atividades de “repasse de informações sobre as temáticas a serem desenvolvidas e as ações”, informou o diretor de Gestão Ambiental da Sinfra, Glemison Gomes.
O programa prevê, pelo menos, três grandes campanhas ao longo de 2023. Neste primeiro semestre está sendo lançada, na sede em Santarém e também nos campi regionais, a campanha de redução do consumo de energia elétrica.
“Com o aumento significativo do consumo de energia atual, causado pelo crescimento da Ufopa nos últimos anos, é necessário conscientizar os usuários sobre boas práticas para redução desse consumo excessivo, com pequenas ações no dia a dia que impactarão na redução de custos com este fornecimento, possibilitando maiores investimentos em outras atividades da Universidade”, explicou Gomes.
Atividades multicampi
Serão realizadas também ações nos campi regionais da Ufopa. Equipes da Sinfra realizarão atividades de sensibilização e palestras junto a servidores e alunos nos meses de março e abril. No dia 8 de março ocorrerá palestra no Campus Itaituba; no dia 14 de março, no Campus Oriximiná, no dia 15 de março, no Campus Juruti, onde os participantes poderão fazer uma visita exploratório aos sistemas fotovoltaicos; no dia 21 de março a palestra será no Campus Alenquer; no dia 29 de março, no Campus Óbidos; e no dia 31 de março, no Campus Monte Alegre.
O público prioritário dessas ações serão os servidores, colaboradores e discentes. Serão repassadas informações relevantes acerca da importância de reduzir o consumo de energia; o impacto do alto consumo de energia no orçamento da Universidade; dados do consumo dos últimos 12 meses nos campi; proposta de incentivo orçamentário de 10 mil reais para o campus que alcançar o melhor resultado de redução do consumo de energia elétrica nos próximos 12 meses, e 5 mil reais para o segundo colocado em serviços de infraestrutura, na sede da unidade vencedora.
Na época da instalação de painéis solares nos campi de Itaituba, Juruti e Alenquer, o então presidente do Fórum dos Diretores dos Campi, Luamim Tapajós, que também era diretor do Campus Itaituba, afirmou: “Nós acreditamos que esta não só é uma conquista multicampi, mas uma conquista de toda a Ufopa, porque esse é um projeto institucional, ou seja, os esforços em cada um desses municípios vão ajudar toda a universidade. Por exemplo, o excedente de energia produzido em Itaituba poderá ser remanejado para a conta de luz da sede da Ufopa, em Santarém, que é uma só”.
Para a atual diretora do Campus Alenquer, Profa. Jorgiene Oliveira, a instalação de placas solares é um importante fator de economia e sustentabilidade, que, além de reduzir a conta de luz, produz energia limpa. “Dessa forma, a universidade acaba sendo um exemplo, para a sociedade, de que precisamos cuidar do nosso ambiente. Além da função de educação por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, podemos educar pelo exemplo”, afirmou.
De acordo com levantamento feito pela Sinfra, nos sete campi são gastos anualmente cerca de R$ 3,5 milhões de reais com contas de energia elétrica. Para Gomes, com “boas práticas” é possível reduzir o valor entre 5% e 10%. “Com isso, teremos condições de investir em outras áreas, como, por exemplo, pesquisa, ensino e extensão”, explicou.
Entre essas boas práticas citadas por Gomes está o Projeto BikeCel, que será lançado em breve. Durante o mês de abril (de 1º a 28), o modelo será divulgado na sede em Santarém. A BikeCel gerará energia a partir de um modelo adaptado. Também ocorrerão na sede palestras e visitas exploratórias aos sistemas fotovoltaicos. A campanha prevê o acompanhamento das atividades, a cada seis meses, por meio do levantamento de indicadores de consumo de energia elétrica.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região