Em entrevista, o prefeito Jeferson Brun (PSDB) explicou que as mudanças devem ocorrer após o encerramento do contrato da atual concessionária que opera na cidade. Jovens são de diferentes escolas do município de Itapetininga (SP)
Jorge Talmon/Arquivo pessoal
A Prefeitura de Itapetininga (SP) anunciou que assumirá com recursos próprios o transporte público da cidade, a partir de 5 de junho. A medida foi anunciada nesta terça-feira (28), após protestos de estudantes por melhorias no serviço.
Segundo a administração, não haverá reajuste nas tarifas.
Em entrevista à TV TEM, o prefeito Jeferson Brun (PSDB) explicou que as mudanças devem ocorrer após o encerramento do contrato da atual concessionária que opera na cidade.
“Vamos oferecer um transporte público de qualidade, com bons ônibus, em bom estado. Esse modelo é ágil e moldável, oferecendo melhor custo-benefício, maior mobilidade ao usuário, linhas estudadas e impossibilidade de greves, como vem ocorrendo em diversas cidades. À medida que implementarmos este novo sistema, poderemos fazer os ajustes necessários, para melhor efetividade”, disse Brun.
Para assumir o sistema de transporte público, a prefeitura informou que deve alugar uma frota de 22 ônibus e que a manutenção dos veículos estará prevista em contrato. O combustível será fornecido pela própria administração municipal, como já ocorre com veículos oficiais.
Moradores reclamam de problemas em transporte coletivo de Itapetininga (SP)
Reprodução/TV TEM
Brun também anunciou um processo seletivo, já aprovado em lei, para contratação de 44 motoristas.
Segundo o prefeito, a medida foi tomada para diminuir riscos. “Seria necessário um estudo muito complexo em relação às linhas, carros, lucro da empresa, questões geográficas – extensão territorial do município – e não podemos correr o risco de que a atual situação se repita”, justificou Brun.
Questionada, a prefeitura não soube informar o valor que as mudanças custarão aos cofres públicos.
Estudantes indignados
Dezenas de estudantes protestaram pedindo melhorias no transporte público de Itapetininga (SP) nesta terça-feira (28).
Com diversos cartazes, os jovens de diferentes escolas do município se concentraram na Praça do Fórum para expor suas demandas.
Nas faixas, os estudantes relatam que a situação atual é precária e exigem melhorias. Entre as frases, estão: “não dá para estudar se o ônibus não passar”, “queremos transporte público de qualidade” e “transporte não é mercadoria”.
Estudantes protestam para pedir melhorias no transporte público em Itapetininga
De acordo com representantes, o movimento também foi impulsionado por um abaixo-assinado em defesa de um transporte público coletivo que atenda às demandas da população. Até a publicação desta reportagem, a petição já havia acumulado quase 1,3 mil assinaturas.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM