Municípios sofrem há meses com frequentes interdições das principais rotas para o litoral: BR-277, BR-376 e a Estrada da Graciosa. Prefeitos do litoral se reúnem para discutir situação das estradas
Prefeitos de municípios do litoral do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (13) e formalizaram um manifesto cobrando do poder público – estadual e federal – melhorias nas estradas da região. Leia mais abaixo a íntegra.
Há meses as cidades sofrem com as frequentes interdições das principais rotas para o litoral: a BR-277, a BR-376 e a Estrada da Graciosa (PR-410).
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque (Podemos), é também presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) e foi o anfitrião da reunião. Representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores também participaram – todos preocupados com os prejuízos causados pelos bloqueios.
No município de Paranaguá, por exemplo, cerca de 70% da economia gira em tono da movimentação do porto.
“A solução para o que está acontecendo é manutenção até se faça uma concessão, porque a gente sabe que vai demorar aí seis, sete meses para ter uma concessão nova. Não adianta você arrumar um ponto e estragar outro e não ter manutenção. Então essa é a nossa reivindicação, de todos os seguimentos do litoral”, disse Roque.
Leia também:
Problemas na BR-277 no Paraná atrasam escoamento da safra agrícola e exportações
ÁUDIO: Jovem expõe histórico de agressões do próprio pai contra ela e faz alerta: ‘Não vivam com medo’
Estradas no Paraná: Veja como está a situação da BR-277, da BR-376 e da Estrada da Graciosa nesta segunda (13)
O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), destacou o prejuízo aos restaurantes da cidade.
“Temos restaurantes muito grandes, com 40, até 70 mesas. Têm restaurantes que atenderam no último fim de semana quatro mesas. É um impacto gigantesco em razão da 277 e da Estrada da Graciosa”, diz.
O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD), também lembrou das dificuldades enfrentadas por pacientes que precisam subir a Serra do Mar para fazer os tratamentos médicos em outras cidades.
“A nossa cidade é uma cidade turística, o turismo acaba prejudicado. E Antonina também tem um porto. Então, o setor portuário também acaba sendo prejudicado – só para enumerar alguns dos problemas”, alerta.
Prefeitos do litoral do Paraná reunidos para debater condições das estradas
Wilson Kirsche/RPC
Manifesto formulado pelos participantes da reunião:
“CARTA ABERTA AO GOVERNO FEDERAL
A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná – AMLIPA, em conjunto com os demais segmentos da sociedade, abaixo representados, respeitosamente vem a presença de Vossa Excelência, parar expor as motivações deste pedido de atenção em virtude dos relatos feitos pelos gestores e instituições do litoral do Paraná, em reunião na data de 13 de março de 2023:
Desde outubro de 2022 que os Municípios do Litoral Paranaense têm sofrido com os transtornos ocasionados pelos desmoronamentos na BR 277, Estrada da Graciosa e BR 376, principais estradas de acesso aos municípios litorâneos.
O Prefeito de Paranaguá e Presidente da AMLIPA Marcelo Roque, deu abertura a reunião que originou esta carta aberta falando sobre os transtornos ocasionados desde a manutenção precária à dificuldade dos tratamentos fora do domicílio, TFD. O Presidente citou ainda outras dificuldades comuns aos municípios vizinhos, lembrou do apoio já manifestado dos gestores que não puderam estar presentes e passou a palavra aos demais;
Prefeito Sebastião Brindarolli de Morretes – relatou a dificuldade dos agricultores para transportar a produção comercializada na capital do Estado – CEASA. Lembrou que é necessária agilidade no processo de licitação do pedágio.
Prefeito de Pontal do Paraná Rudysnei Gimenez Filho – ressaltou que está preocupado com o futuro do Litoral, e com a piora da situação em virtude da questão climática.
Reforçou que a cidade de Pontal do Paraná vive do turismo, que é a maior parte da sua economia, e está sendo muito prejudicada. Finalizou dizendo que é necessária a ajuda do Governo Federal para que os municípios possam voltar a respirar.
Prefeito de Antonina José Paulo Vieira Azim – Destacou os avanços conquistados pela união dos prefeitos. Dizendo que o problema é comum a todos, que todos precisam de ajuda.
Relata as ações do Governo Estadual para colaborar, e que mesmo assim é necessário o apoio do Governo Federal, finaliza dizendo que os problemas estão se avolumando.
Presidente da ACIAP Eloir Martins – Se manifestou em apoio a causa dos Prefeitos reforçando que tudo já foi dito, e que não se trata de procurar culpados e sim a solução, nomeou outros segmentos presentes na reunião, encorpou a carta da AMLIPA dizendo que o movimento tome corpo para que surta o efeito desejado.
Presidente da SINDOP Edson Aguiar – inicia sua fala agradecendo a iniciativa da AMLIPA, em defesa da BR 277, ressaltando a importância de que a reinvindicação chegue as bancadas dos deputados federais.
Presidente da INTERSINDICAL e Vigias Portuários Marcos Ventura – relatou os transtornos na área portuária, apoiando que o manifesto precisa ser levado adiante, disse ainda que enquanto instituição também irão intervir e apoiar a iniciativa procurando as lideranças no âmbito federal.
Vice-Prefeito de Paranaguá e Diretor Presidente da TRANSCAP José Carlos Borba –falou das dificuldades dos transportadores de carga, em relação ao número de horas que caminhoneiros passam nas estradas.
Presidente da Câmara Municipal de Paranaguá Fábio Santos – Foi solidário com a causa das cidades vizinhas, lembrou que o litoral ainda está se recuperando dos transtornos da pandemia do COVID19.
O Presidente Marcelo Roque, finalizou dizendo que a arrecadação dos municípios já está caindo e pode prejudicar setores como educação, saúde, turismo entre outros. Falou ainda que os gestores do Litoral tem sido alvo de cobranças mais contundentes por parte da sociedade civil, que a situação afeta principalmente o desenvolvimento econômico regional. Neste contexto, a AMLIPA toma a frente de requerer ao Governo Federal intervenção urgente e imediata para o reestabelecimento do acesso das estradas BR 277, Estrada da Graciosa e BR 376, todas principais vias de acesso aos municípios litorâneos, tendo em vista que a infraestrutura é a mola propulsora do desenvolvimento.
O Presidente Marcelo Roque agradeceu a manifestação de todos os segmentos presentes, informando que irá encaminhar esta carta aberta com o pedido denominado SOS BR 277 – SOS Litoral do Paraná ao Governo Federal com cópia ao Governo Estadual.
Em resumo, além das manifestações acima citadas, participaram da reunião, diversos setores da sociedade civil organizada, como sindicatos, cooperativas, vereadores e secretários municipais. Certos da atenção e apoio, colocamo-nos à disposição para as tratativas necessárias.”
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
P
Mais notícias do estado em g1 Paraná.