A Turquia foi o último dos 30 integrantes a ratificar a adesão finlandesa. Finlândia entra oficialmente na OTAN nos próximos dias
A Finlândia vai entrar oficialmente na Aliança Militar do Ocidente nos próximos dias.
O secretário-geral da Otan falou em “ocasião histórica”: “A Finlândia vai se juntar formalmente à nossa aliança nos próximos dias”, celebrou Jens Stoltenberg.
A reação foi à decisão do Parlamento turco, na quinta-feira (30), de permitir que o país nórdico, que tem 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia, se junte à Otan. A Turquia foi o último dos 30 integrantes a ratificar a adesão finlandesa.
Em 2022, assustadas, com a invasão da Rússia à Ucrânia, Finlândia e Suécia pediram para ingressar na Otan, dispostas a acabar com décadas de neutralidade. Só que a Suécia ainda precisa do aval da Hungria e, o que tem se mostrado mais complicado, da Turquia.
O presidente Recep Tayyip Erdogan acusa o governo sueco de não ter feito o suficiente para reprimir grupos que considera terroristas, mas o primeiro-ministro Ulf Kristersson tem esperanças de receber o sinal verde antes da próxima reunião da aliança, em julho.
Na ONU, em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos debateu a guerra na Ucrânia. O alto comissário lamentou que graves violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional tenham virado uma rotina chocante. Volker Türk destacou que o número de civis mortos na Ucrânia certamente é muito maior do que os 8,4 mil que a equipe dele foi capaz de confirmar. “É apenas a ponta do iceberg”, frisou.