Atividades são gratuitas e realizadas no MAM, MAB, Palacete das Artes e Udo Knoff. Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão
TV Bahia
Em comemoração aos 474 anos da cidade de Salvador, celebrado na quarta-feira (29), quatro museus da capital baiana apresentam programação especial, com exposições, música e rodas de conversa. As atividades são gratuitas.
Confira a página especial em homenagem ao aniversário de Salvador
Museu Udo Knoff lança exposição em homenagem aos 474 anos de Salvador
Entenda 15 expressões do baianês que você precisa conhecer ao circular pelas ruas da capital
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) abre a exposição “Uanga”, do artista baiano J Cunha; o Museu Udo Knoff apresenta “Cidade Rosa: Alteridade, Diversidade e Performance”, do artista Wagner Lacerda.
Além disso, o Palacete das Artes realiza apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba); e o Museu de Arte da Bahia (MAB) lança uma exposição virtual e faz um bate-papo com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei sobre o tema “Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá”.
Confira detalhes das programações
MAB
Museu de Arte da Bahia
Divulgação/MAB
O Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, promove uma exposição virtual e um bate-papo presencial. A exposição “Salvador, Memória das Águas” do fotógrafo e artista visual Diego Sei e da arquiteta e urbanista Camila Novaes será lançada no Instagram do MAB, na quarta.
Na quinta-feira (30), a roda de conversa sobre o tema “Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá”, será com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei, e acontece às 17h, na Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB.
MAM
Fachada do Museu de Arte Moderna da Bahia
Divulgação/MAM
Localizado no Solar do Unhão, o MAM apresentará uma retrospectiva da vida do artista baiano J Cunha, de 1960 a 2023. J Cunha criou figurinos para o Grupo Viva Bahia, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Bloco Afro Ilê Aiyê.
Para compor o acervo da exposição “Uanga”, que significa encantamento na língua bantu, foram retirados da casa do artista três caminhões de obras e peças entre telas, documentos, e instalações referentes à cultura negra e indígena. A abertura da exposição acontece no dia 29 de março, às 18h, e permanecerá para visitação gratuita até setembro.
Udo Knoff
”Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance” comemora o aniversário de Salvador
Divulgação
No Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica lança a exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance” em parceria com o professor doutor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Wagner Lacerda.
Com curadoria de Ricardo Biriba, a exposição é composta por 20 obras, incluindo imagens fotográficas impressas em canvas, pinturas em acrílico sobre tela, vídeos, instalações e projeções. A abertura acontece no dia 29 de março, às 15h.
Palacete das Artes
Palacete das Artes
Divulgação
Já o Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a data com apresentações musicais de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A Opus Lumen, na quarta às 17h e a camerata Quarteto Novo, na quinta (30), às 16h.
Além de apreciar a música, o público poderá conferir também a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, que permanece aberta para visitação com mais de 90 obras de sete décadas de vida do multiartista Juarez Paraíso.
LEIA TAMBÉM:
Da Praia da Preguiça ao Solar do Unhão: conheça pontos da Avenida Contorno que tornam a região atrativa para baianos e turistas
Conheça restaurantes de Salvador que fazem sucesso entre celebridades
#MeuLugarFavorito: culinarista Preta diz que Salvador lhe deu ‘tampa e panela’ e vê Feira de São Joaquim como seu local preferido
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻