O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou na noite desta quarta-feira (7) que o governo quitou antecipadamente as dívidas da conta Covid e da conta escassez hídrica. Com isso, deve haver diminuição de 2,5% a 10% na conta de luz, a depender do estado.
A conta Covid foi uma medida adotada pelo governo Jair Bolsonaro para socorrer o setor elétrico durante a pandemia de Covid-19.
Em 2020, devido à crise econômica causada pela pandemia, muitas distribuidoras de energia enfrentaram dificuldades financeiras. Para evitar que essas dificuldades afetassem o fornecimento de energia e resultassem em aumentos expressivos nas tarifas de eletricidade, o governo instituiu a Conta Covid. Ou seja, todos os consumidores passaram a pagar uma quantia a mais para socorrer as empresas.
A conta de escassez hídrica, também criada no governo Bolsonaro, visava suprir gastos com as baixas nos reservatórios.
O ministro destacou que a antecipação dos pagamentos das dívidas das contas Covid e escassez hídrica faz parte de um esforço maior para estabilizar o setor energético e garantir tarifas mais acessíveis para a população.