Cantora revelada no ‘The Voice’ americano testou músicas de novo álbum em participação no festival. Público não aceitou tão bem a transição e esvaziou segunda parte do show. Melanie Martinez no Lollapalooza 2023
Fábio Tito/g1
Entre fãs que conhecem bem a carreira de Melanie Martinez, era grande a expectativa pelo show da cantora nesta sexta (25) de Lollapalooza. Não só porque ela não vem ao Brasil desde 2017, quando se apresentou no mesmo festival, mas principalmente pelo que a performance significa: a transição para uma nova era da carreira da artista.
“Portals”, próximo álbum de Melanie, tem lançamento previsto para o dia 31 de março. O novo trabalho marca o fim de Cry Baby, alter ego que a cantora assume no palco e em clipes desde o álbum de estreia homônimo, lançado em 2015. “RIP Cry Baby”, decretou uma mensagem no telão, logo no início da apresentação.
A morte da personagem é descrita em “Death”, uma das faixas do novo disco que apareceram no setlist.
Revelada na versão americana do “The Voice” em 2012, Melanie construiu uma base sólida de fãs fazendo músicas sobre temas sombrios, envoltas em uma estética fofinha de casa de bonecas.
Na fase “Portals”, os temas continuam os mesmos, mas a identidade visual ficou esquisitona. Algo entre a cantora islandesa Björk e a saga “O Senhor dos Anéis”.
Melanie cantou no Lolla com uma prótese deformando seu rosto, orelhas de elfo e uma maquiagem que a deixou com dois pares de olhos.
Bem mais solta e segura no palco do que em sua passagem anterior pelo país, ela soube coordenar movimentos com dançarinos para ampliar a atmosfera excêntrica.
Melanie Martinez no Lollapalooza 2023
Fábio Tito/g1
Além de “Death”, apareceram as inéditas “Faerie soirée”, “Evil” e “Void”.
Mas a plateia mostrou não ter aceitado tão bem o fim de Cry Baby. O show esvaziou na segunda metade, mais dedicada às músicas novas.
Já “Dollhouse”, hit da antiga era, emocionou fãs com letra sobre uma família desestruturada. “Soap”, em que a personagem insinua matar o namorado eletrocutado numa banheira, teve coro do público.
Em 2017, Melanie havia deixado uma impressão de não curtir tanto a euforia típica do público brasileiro — em um momento mais intimista do show daquele ano, ela chegou a pedir silêncio a uma plateia que berrava seu nome. Agora, foi mais simpática: “Foi uma noite linda, é muito bom ver as caras fofas de vocês. Obrigada por crescerem comigo nessa jornada”.