Lula assina concessão da BR-381em Minas Gerais, conhecida como ‘rodovia da morte’

Trecho da concessão tem 303,4 km, começa em Belo Horizonte e vai até Governador Valadares. Praças de pedágios serão instaladas em pelo menos cinco cidades mineiras. Rodovia BR-381
DNIT/ Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais (MG).
O trecho da concessão tem extensão total de 303,4 km, começa em Belo Horizonte, capital mineira, e vai até a cidade de Governador Valadares, também em Minas Gerais (veja mais detalhes abaixo).
“Rodovia da morte”: trecho da BR-381 tem dois acidentes por dia
Pelo menos cinco praças de pedágio devem ser instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Segundo a ANTT, a cobrança vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e sinalização.
🔎Ao todo, a rodovia tem 1.181 km de extensão e abrange 21 cidades mineiras.
Com o impacto da batida na BR-381, caminhonete ficou destruída.
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‘Rodovia da morte’
Conhecida como “rodovia da morte” por ser muito sinuosa com pistas simples e de baixa manutenção, o trecho também apresenta outros problemas estruturais como pouca iluminação e sinalização.
Apenas nas primeiras horas desta quarta (22), três pessoas morreram numa batida entre caminhonete e carreta na BR-381
A BR -381 apresenta intenso fluxo de caminhões e outros veículos. A via é muito utilizada no Brasil para escoamento de produtos industriais, já que atravessa o chamado Vale do Aço e também interliga os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo.
Concessão
O leilão do trecho de pouco mais de 300 km foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2024.
O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km).
A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
A proposta é que, com a concessão, 51 mudanças sejam feitas como, por exemplo, a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
Além disso, o projeto também prevê:
83 quilômetros de faixas adicionais;
51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
23 passarelas para a travessia de pedestres;
pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
– Esta reportagem está em atualização

22/01/2025 11:11

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