Justiça absolve PM acusado de matar locutor confundido com ladrão em abordagem

Milton Expedito do Nascimento foi atingido por dois tiros após recuperar a moto dele, que havia sido roubada. Caso ocorreu na zona norte de Sorocaba (SP), em dezembro de 2018. Milton era locutor da rádio Cultural FM, em Sorocaba
Reprodução/Facebook
A Justiça absolveu nesta terça-feira (28) o policial militar Romulo Correa, acusado de matar o locutor e ajudante de motorista Milton Expedito do Nascimento, em 23 de dezembro de 2018.
O crime ocorreu no Jardim Montevideo, em Sorocaba (SP). Na época, Milton foi atingido por dois tiros no abdômen após ser confundido com um assaltante. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu aos 33 anos.
‘Era meu braço direito’, diz mãe de locutor morto pela PM
Amigos e parentes de locutor fazem manifestação
O julgamento começou às 9h desta terça no Fórum de Sorocaba e durou cerca de dez horas. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o policial foi absolvido nos termos do que dispõe o artigo 386, inciso VI do Código de Processo Penal, que é quando existem circunstâncias que excluem o crime ou isentam o réu de pena, ou mesmo se houver fundada dúvida sobre sua existência.
Segundo Mauro Ribas, o advogado de defesa do policial, o agente agiu por legítima defesa putativa, que é quando o agente, ao se imaginar em situação de legítima defesa, reage a esta suposta agressão injusta.
O crime
Ajudante de motorista foi morto pela PM na Zona Norte de Sorocaba
Arquivo pessoal
Dinho, como era conhecido na rádio Cultural FM, estava na sede da rádio quando foi assaltado por uma dupla armada que levou sua moto e seu celular. Ele acionou a Polícia Militar e chegou a descrever as características dos bandidos.
Com o rastreador do celular, Milton descobriu que o veículo estava em um bairro próximo e foi tentar recuperá-lo. Ao voltar com a moto, segundo consta no boletim de ocorrência, Milton se deparou com uma viatura da PM. Ele estava em alta velocidade e parou bruscamente. Quando desceu da moto, foi atingido por dois disparos, ainda segundo o que foi registrado no BO
Imagens obtidas pela TV TEM mostram o momento em que a mãe do locutor chegou ao local onde o filho foi baleado, no Jardim Montevideo. É possível ver a moto caída na calçada e vários policiais e viaturas estacionadas (veja o vídeo abaixo).
Na época do crime, os policiais envolvidos na ocorrência foram afastados. A Polícia Militar informou, em nota, que os agentes respondem judicialmente em decorrência do fato e exercem atividades em outras unidades.
Mãe se desespera ao ver filho baleado pela PM em Sorocaba
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

28/03/2023 22:36

Nenhuma visita