Ruy Uchôa de Sena tem 81 anos e perdeu todos os bens. Relato do idoso comoveu internautas no último final de semana após ter sido resgatado de enxurrada na sexta-feira (24). Idoso resgatado pelo telhado durante enchente no Acre diz que temeu morrer afogado
Após cenas que circularam o mundo inteiro de um idoso sendo resgatado na sexta-feira (24) após a enchente que atingiu mais de 38 mil pessoas em Rio Branco, vizinhos conversaram com Ruy Uchôa de Sena, de 81 anos, e publicaram o relato nas redes sociais. (Veja no vídeo acima)
LEIA TAMBÉM:
Cantor João Gomes chama atenção para enchente no Acre e pede ajuda na web
Rio Acre avança em Rio Branco e Parque de Exposições também começa a receber famílias
Em Brasiléia, mais de 350 pessoas estão desabrigadas por conta da enchente do Rio Acre
O vídeo foi divulgado pelo internauta Maxtane Dias, que também foi o autor das imagens que chocaram os internautas. O idoso disse que temeu pela vida e que pensava que iria morrer afogado diante da força das águas.
“Eu vendo a morte chegar, a água por aqui (no pescoço), e eu pedia lá em cima ‘meu Deus, não deixa eu morrer não, me ajude, estou precisando de sua ajuda’. Ele clareou minha mente. Na hora, a única pessoa que veio na mente foi meu vizinho. ‘Em uma hora dessa, eu tenho certeza que ele vai me ajudar’. Quase morrendo afogado já, não tem como sair não, a porta não abria por causa da correnteza. (Ele) chamou uns cabra de força para me tirar”, disse.
No sábado (25), a atriz norte-americana Viola Davis republicou o vídeo nas redes sociais e elogiou a atitude de coragem do homem que retira o idoso da casa e pediu atenção à situação do Acre.
“Como a água subiu rapidamente a níveis devastadores nesta área do Acre (Brasil), esses homens entraram em ação para salvar o vizinho idoso. Aplausos para este herói descalço que arrancou o telhado da casa para salvá-lo e também desistiu do colete salva-vidas para garantir a segurança do homem desesperado”, disse em trecho traduzido para o português.
Viola Davis repercutiu vídeo de resgate do idoso nas redes sociais neste sábado (25)
Reprodução
O homem a quem Davis teceu elogios é Luan de Souza Rezende, que é vizinho do idoso. Ele conversou com o g1 e disse que se sentiu lisonjeado ao estar sendo reconhecido desta forma.
“Para salvar as pessoas, não meço limites não. Vou para cima e Deus abençoa o resto. A vida do ser humano é mais importante do que qualquer coisa nesse mundo”, falou.
O resgate foi feito no bairro Vila Ivonete, localizado na capital acreana. Ele mora sozinho e foi resgatado por populares em um veículo aquático para trafegar na inundação, que cobriu a casa dele. Após ver a mão dele acenando para fora da janela e se agarrando na grade, os homens precisaram quebrar o telhado para que o resgate fosse possível. (Veja no vídeo abaixo)
Idoso é resgatado pelo telhado durante enchente no Acre
Nas imagens, é possível ver que o idoso de 81 anos, que mora sozinho, é resgatado em um veículo aquático para trafegar na inundação, que cobriu a casa dele. Após ver a mão dele acenando para fora da janela e se agarrando na grade, os homens precisaram quebrar o telhado para que o resgate fosse possível.
Enchente
Rio Branco enfrenta uma de suas piores inundações. Mais de 38 mil pessoas foram afetadas pela inundação do Rio Acre e igarapés após fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias. A Defesa Civil Municipal informou que são 1,9 mil pessoas desabrigadas e 4 mil desalojados, ou seja, levados para casas de parentes.
A prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência na sexta-feira (24). Os decretos foram assinados na sede da prefeitura pela prefeita em exercício, Marfisa Galvão. São dois decretos de emergência, sendo um relacionado às enxurradas e outro com relação à inundação do Rio Acre.
Quatro municípios acreanos decretaram situação de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. No sábado, o governo federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco por causa dos estragos causados pelas chuvas.
Rio Branco sofre com alagações e enchentes após fortes chuvas
Pedro Devani/Secom
Estragos
Nas últimas 24 horas, choveu 64,3 milímetros em Rio Branco. Desde quinta, quando as chuvas intensas começaram a atingir a capital, já são mais de 260 milímetros, quase o total esperado para todo o mês, que é de 270,1 mm.
Os estragos deixados pela chuva foram muitos. Pelos menos 36 bairros atingidos, vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos.
Águas do Rio Acre continuam subindo na capital acreana
Cassius Afonso/Rede Amazônica Acre
Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff, chegaram ao Acre neste domingo (26) para um sobrevoo pelas áreas atingidas pela cheia do Rio Acre.
Eles percorreram os bairros, conversaram com moradores e garantiram a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária, na compra de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
Alerta temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda (27) um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas em todo o Acre que é válido até às 10h desta terça (28).
A previsão é de chuva com 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm no dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. Ainda de acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja as instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VÍDEOS: g1