Fotógrafa do ES usa a arte para que meninas pretas se tornem mulheres empoderadas

Nascida no chamado Território do Bem, em Vitória, Iaiá Rocha também é empreendedora e psicóloga e fotografa pessoas pretas para incentivar a representatividade, inclusão e diversidade. Iaiá Rocha, fotógrafa capixaba
Luyne Nascimento
Nascida no Bairro da Penha, na região conhecida como Território do Bem, em Vitória, a fotógrafa e também psicóloga e empreendedora, Iaiá Rocha, de 27 anos, é um exemplo de mulher inspiradora. Apaixonada por fotografia desde a infância, ela usa as suas lentes para combater o racismo, aumentar a autoestima e incentivar a representatividade e inclusão de pessoas pretas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Meus exemplos são mulheres negras, minha mãe, minha irmã, minhas amizades e outras referências de mulheres pretas. Isso diz muito também da força do coletivo, que é algo que eu acredito demais, em sempre estar fortalecendo umas as outras. Acreditar umas nas outras é muito potente. Quando a gente se une, explode cada vez mais. Aumenta a nossa potência e aumenta o nosso brilho”, disse a fotógrafa.
Os primeiros cliques de Iaiá foram aos 11 anos com a câmera digital da família, mas foi na faculdade, em 2015, quando passou a fazer parte do movimento estudantil e se aproximou ainda mais da luta antirracista, que nasceu o Projeto Foto Melanina.
“[O projeto] é uma forma de produzir autoestima, potência e tirar esse estigma de relacionar pessoas pretas que vivem em comunidades a pobreza, como se não houvesse potência nessas regiões”, disse a fotógrafa.
Durante a pandemia, crianças das comunidades do Bairro da Penha, Romão, Piedade e Conquista, em Vitória, foram fotografadas e tiveram a beleza potencializada pelas lentes de Iaiá.
A produção foi feita com recursos próprios do Foto Melanina e amigas e parceiras da fotógrafa, entre elas, a trancista e hair stylist, Andreia Quitéria e Isabella do Rosário, especialista em pele negra.
Ensaio fotográfico com crianças de comunidades de Vitória
“[As crianças] ficaram muito empolgadas. Ágata disse que se sentiu muito poderosa. Aléxia amou e a família imprimiu as fotos. Fez muito sucesso”, contou Iaiá.
Emprendedorismo
Iaiá Rocha usa os acessórios de sua marca
iaiá Rocha
Atualmente, Iaiá mora no bairro Itararé, que também fica localizado no Território do Bem, e trabalha como analista de projetos em uma empresa do terceiro setor, atividade paralela às suas duas maiores paixões: a fotografia e o empreendedorismo.
Em 2021, ainda na pandemia da Covid-19, Iaiá começou a trabalhar no Instituto das Pretas em Vitória e descobriu sua veia empreendedora. Na mesma época, ela começou a confeccionar os primeiros acessórios de sua marca.
“Muitas vezes, na periferia, a gente tem essa dificuldade de se enxergar como empreendedor e ter essa visão. Apesar de trabalhar de forma fixa, os planos para o futuro é seguir com meu negócio independente tanto na parte dos acessórios como na parte de fotografia envolvendo projetos”, disse Iaiá.
Modelo usa acessórios confeccionados pela empreendedora capixaba Iaiá Rocha
Iaiá Rocha
Planos para o futuro
Recentemente, o Projeto Foto Melanina foi um dos aprovados em um programa de aceleração de negócio de um instituto emSão Paulo. Iaiá já tem um livro de fotografia de adultos de comunidades da capital capixaba e pretende lançar um segundo com fotos de crianças de regiões de periferia da Grande Vitória.
Os planos da fotógrafa empreendedora agora são focar no seu negócio e na fotografia voltada para projetos sociais e culturais.
“Que cada vez mais a gente possa fazer projetos, tanto artísticos quanto sociais. Sempre trabalhando nessa pegada e que a gente possa cada vez mais fortalecer a autoestima de pessoas pretas, trazer essa questão do resgate de memória, da nossa história que foi apagada. Isso tudo usando a imagem como ferramenta. Que a gente consiga usar o nosso trabalho como ferramenta educacional nas escolas também”, disse Iaiá.
Crianças fotografadas para o Projeto Foto Melanina
Iaiá Rocha
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

08/03/2023 07:00

Nenhuma visita