Edifício A Noite: prefeitura diz que assinará compra do prédio histórico que sediou a Rádio Nacional

Abandonado, prédio erguido na década de 1920 é um marco na história da arquitetura brasileira e foi o primeiro arranha-céu da América Latina. O edifício A Noite foi inaugurado em setembro de 1929 no Centro do Rio
DEUTSCH FOTOTHEK
A Prefeitura do Rio informou nesta quinta-feira (30) que vai assinar na sexta (31) a compra do Edifício A Noite, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio do Rio de Janeiro.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) divulgou que fará uma visita ao prédio na sexta. O prefeito havia informado ao Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que o município tinha interesse na aquisição definitiva do imóvel pelo valor de R$ 28,9 milhões.
No ano passado, o arranha-céu chegou a passar por um leilão. Entretanto, não houve interessados no negócio.
O Edifício A Noite, erguido na década de 1920, é um marco na história da arquitetura brasileira. O primeiro arranha-céu da América Latina foi o lar da pioneira Rádio Nacional durante as várias décadas em que se manteve líder de audiência transmitindo notícias, novelas e músicas para todo Brasil.
Histórico edifício ‘A Noite’ vai ser leiloado pelo Governo Federal
Edifício A Noite fica ao lado da Avenida Rio Branco e próximo o Museu do Amanhã
g1 Rio
Na proposta feito ao Governo Federal, o chefe do executivo municipal destacou que o imóvel “se encontra fechado há anos, deteriorando e depreciando o espaço urbano, e se apresenta como importante ativo para o desenvolvimento daquela área da cidade”.
Segundo o prefeito, a compra do prédio se justifica com o “objetivo a melhoria da qualidade de vida dos atuais e futuros moradores, bem como a sustentabilidade ambiental e socioeconômica da região portuária, tendo, como parte de suas diretrizes e princípios, a valorização da paisagem urbana, o aproveitamento de espaços ociosos e o estímulo à renovação urbana e às atividades de geração de trabalho e renda da região”.
Em 2020, o Ministério da Economia autorizou a venda do Edifício A Noite. Construído em estilo Art-déco em 1929, e com 22 andares e 102 metros de altura, o imóvel está abandonado desde 2012.
O edifício também abrigava o jornal A Noite, do qual o prédio, originalmente batizado de Joseph Gire, herdou o nome pelo qual acabou conhecido.
Vista do terraço do Edifício A Noite
Danilo Pousada/GloboNews

30/03/2023 21:10

Nenhuma visita