Pacientes podem participar das pesquisas para esclarecer causas da patologia. Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.
Marco Santos/Agência Pará
O Instituto Evandro Chagas (IEC), em Ananindeua, na Grande Belém, está realizando exames em pessoas diagnosticadas com doença diarreica aguda para saber e compreender as possíveis causas da patologia.
Em parceria com as unidades de urgência e emergência da região metropolitana da capital paraense, a iniciativa iniciou na última sexta-feira (3). Segundo o IEC, pessoas que apresentam sintomas da doença há cerca de cinco dias podem ser atendidas na Unidade de Vigilância Sindrômica (Soamu), na Seção de Epidemiologia, dentro do instituto, para tentar esclarecer o diagnóstico da causa.
Instituto Evandro Chagas realiza exames e atendimento à pessoas com diarreica aguda
Para a realização dos exames, o IEC recomendou o comparecimento do paciente já com uma coleta prévia de material de fezes em frasco coletor comum, comprado em farmácias, devidamente identificado com o nome, a idade e a hora da coleta.
O instituto também salientou que a coleta de fezes deve ser feita no máximo duas horas antes da chegada do paciente ao IEC.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença diarreica aguda pode ser infecciosa ou não, causada por bactérias, vírus e parasitas. O contágio ocorre via oral, por meio do consumo de alimentos ou água contaminados e até mesmo pela falta de higiene pessoal.
O ministério ainda descreveu que alguns dos sintomas da doença são semelhantes às viroses: náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre.
Serviço
Instituto Evandro Chagas
Endereço: km 7 da BR-316, no bairro Levilândia, em Ananindeua.
Para mais informações, o contato da Unidade de Vigilância Sindrômica é (91) 3214- 2063.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.