Detentos participam de casamento coletivo em conjunto penal na BA

Projeto ”Amor, fonte transformadora do destino” foi realizado em Vitória da Conquista e uniu cerca de 30 casais. Casais participam de casamento coletivo no conjunto penal de Vitória da Conquista
Cerca de 30 casais de detentos participaram de uma cerimônia coletiva de casamento nesta terça-feira (28), no conjunto penal de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Os casais tiveram direito a dia de noiva, ornamentação, juiz de paz e a tradicional marcha nupcial.
A celebração foi realizada pelo Projeto ”Amor, fonte transformadora do destino”, criado em 2022 pela corregedoria da Bahia em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Por estar cumprindo pena, o sonho do casamento foi adiado muitas vezes na vida de Romilson Neto. Em um misto de nervosismo e alegria o noivo quase não acredita que finalmente chegou o grande dia.
”Sempre esperei esse momento acontecer na minha vida e hoje agradeço a Deus por essa oportunidade que ele me deu”, disse Romilson.
Detento Romilson Neto casou nesta terça-feira (28) no Conjunto Penal de Vitória da Conquista
TV Sudoeste
Desde que o projeto começou, as cerimônias já foram realizadas nas cidades de Barreiras, Valença, Eunápolis. O casamento em Vitória da Conquista foi o maior deles, tanto em número de casais, quanto tamanho da estrutura e convidados.
Segundo o secretário da Seap, José Antônio Maia, a iniciativa deve ser realizada em outras unidades penais do estado.
”É um projeto que surgiu na corregedoria, nós abraçamos para dar continuidade e vamos estender para outras unidades da Bahia”, declarou.
Edição em Vitória da Conquista, foi a maior realizada pelo projeto
TV Sudoeste
Segundo José Edvaldo Rotondano, desembargador da corregedoria estadual e responsável por instituir o projeto, os casamentos coletivos são uma forma de elogiar a família e mostrar para as pessoas privadas de liberdade que o poder judiciário se importa com elas.
”Um casamento é uma solenidade formal e como tal é preciso que se ajuste tudo para que as pessoas se sintam acolhidas, independente se é realizado em um conjunto penal”, disse.
O casamento contou ainda com a presença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que de acordo com foram responsáveis por construir contato com as famílias, recolher os documentos, levar ao cartório e promover a habilitação oficial do casamento.
Detentos participam de casamento coletivo em conjunto penal na BA
TV Sudoeste
Detentos se casam em Conjunto Penal de Vitória da Conquista
TV Sudoeste
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

29/03/2023 00:55

Nenhuma visita