Informação foi dita pelo vice-presidente durante visita Manaus, nesta sexta-feira (24), onde participou de reunião do Conselho da Superintendência da Zona Franca de Manaus e um encontro com empresários. Centro de Biotecnia da Amazônia (CBA), em Manaus.
Ana Graziela Maia/G1 AM
O decreto que reconhece a organização social que vai gerir o Centro de Biotecnia da Amazônia (CBA) deve ser assinado na próxima semana, segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
A informação foi dita por ele durante visita Manaus, nesta sexta-feira (24), onde participou de reunião do Conselho da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e um encontro com empresários.
Na ocasião, Alckmin falou sobre o potencial que o CBA com os trabalhos que já desenvolve e o que ainda pode oferecer para a sociedade.
“Ele está operando 10% do seu potencial e já faz trabalhos maravilhosos. O caminho é fazer pesquisa, criar patente, depois emprego e riqueza pra região. Houve uma questão jurídica que conseguimos resolver e deveremos assinar o contrato de gestão com a Organização Social”, informou o vice-presidente e ministro.
Ainda segundo Alckmin, a organização social que for contemplada também deve ter instituições de grande importância apoiando o CBA. A Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a fundação ligada a UEA e o Instituto de Pesquisas Tecnológico de São Paulo (IPT).
Alckmin participou da reunião do CAS, em Manaus.
Hariel Fontenelle, g1 AM
Proteção do patrimônio ambiental
O Edital de Chamamento Público, lançado em maio, visou modernizar a atuação do CBA, instituição com 20 anos de existência, que será redirecionada para a transformação de pesquisas em negócios.
A nova identidade jurídica, segundo a Sepec, permitirá resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, interligando o trabalho das comunidades locais com a capacidade industrial já instalada na região e a proteção do patrimônio ambiental brasileiro.
O envio das propostas pelas empresas interessadas ocorreu por meio do Peticionamento Eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre os dias 16 e 21 junho de 2022.
O certame se destinou a entidades com atividades dirigidas ao desenvolvimento de novos negócios e projetos, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e inovação, e à formação e qualificação de fornecedores, preferencialmente em bioeconomia.
Vídeos mais assistidos do Amazonas