Espaços da localidade são conhecidos por caírem no gosto de artistas como Anitta, Iza e Ivete. No dia 29 de março, Salvador comemora 474 anos. Para celebrar a data, o g1 Bahia publica, ao longo do mês, uma série de conteúdos sobre diversos elementos da capital baiana. Um dos aspectos mais representativos é como a região da Avenida Contorno tem feito parte da programação de baianos e turista.
Uma das principais ligações entre a cidade alta e a cidade baixa, a Avenida Lafayette Coutinho, conhecida como Avenida Contorno, foi inaugurada em 1960 e fica às margens da Baía de Todos-os-Santos.
A boa maré do local pode ser explicado não pela função de ligar bairros da cidade, e sim, pela tendência de oferecer ao público espaços atrativos e instagramáveis. Além isso, a região da Contorno tem sido visitada por celebridades como Anitta, Rafa Kalimann, Iza e Ivete Sangalo. O espaço também recebeu a gravação de cenas da novela “ Segundo Sol”, em 2018.
Confira 5 pontos marcantes na Contorno
1. Praia da Preguiça: da prática de esportes a bloco carnavalesco
Trio faz stand up paddle na Praia da Preguiça, em Salvador
Valma Silva/g1
Segundo informações dos historiadores Neila Vieira e Rafael Dantas, parte da região nas imediações da Praia da Preguiça era considerada área da elite soteropolitana entre o século XVIII e XIX. Casarões e sobrados eram requisitados por quem tinha alto poder aquisitivo. Hoje, em pleno século 21, a praia é considerada um centro esportivo a céu aberto.
Por lá acontecem aulas de futevôlei, canoagem, mergulho e pesca recreativa. “A Praia da Preguiça tem muita qualidade pela sua beleza paradisíaca proporcionada pelo mar”, explica Clayton Correia, professor de futevôlei.
A praia se tornou também um local que recebe múltiplos eventos, como o “Banho de Mar à Fantasia da Praia da Preguiça”, bloco de pré-carnaval. O cortejo, iniciado nos anos de 1930, foi interrompido nos anos 1990 e retornou em 2012. Após a pandemia, o bloco voltou a desfilar neste ano.
Outro atrativo da Preguiça é o restaurante “Mirante Tropical da Ladeira”, localizado na Ladeira da Preguiça e com vista para Praia da Preguiça. O espaço já recebeu celebridades como Lázaro Ramos, Dira Paes e Clara Buarque.
O empreendimento funciona dentro de um antigo casarão, que também foi cenário da gravação do clipe da música “Baile de Favelinha”, da dupla de rap LT e do cantor Léo Santana.
2.Praia do MAM unifica natureza, cultura e arte
Por do sol na Praia do Mam, em Salvador
Vinícius Harfush
Com águas cristalinas e mansas, a Praia do MAM é uma área de lazer e ponto turístico da região. Localizada entre a contenção de pedras da Bahia Marina e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o espaço é ideal para quem deseja apreciar obras de arte e esculturas de Mário Cravo e Carybé.
Por ser uma pequena praia, o local está sujeito à lotação e tem horário de funcionamento das 8h30 às 17h. A responsabilidade e controle do local são do próprio Museu de Arte Moderna.
O espaço armazena também na pequena trilha de acesso a areia da praia, obras de artistas, a exemplo de Mestre Didi, Juarez Paraíso, Emanuel Araújo, José Resende, Siron Franco e Ivens Machado.
Entre os pontos instagramáveis estão as esculturas de Yemanjá e da vênus esculpida em ferro.
3.Tempero famoso no Restaurante de Dona Suzana
Restaurante de Dona Suzana, um dos temperos mais famosos da Contorno, em Salvador
Victor Hernandes
Uma grande referência para quem procura onde comer na região, o “RéRestaurante”, da cozinheira Suzana de Almeida Sapucaia, conhecida como Dona Suzana. Entre os pratos de destaque, o estabelecimento oferece frutos do mar durante toda a semana e até pratos vegetarianos, a exemplo da moqueca de banana da terra com legumes.
A fama é tamanha que, em outubro de 2019, a cozinheira baiana e seu restaurante foram estrelas da série gastronômica “Street Food”, veiculada na Netflix. A produção internacional, que aborda a gastronomia em alguns países da América do Sul, escolheu a história do restaurante para representar a culinária brasileira.
A história de Dona Suzana começou em 2000, quando começou a vender comida na porta de casa, localizada em uma das vielas da Comunidade do Solar do Unhão. Entre 2009 e 2013, a porta da casa de Dona Suzana virou um espaço com mesas e cadeiras para receber os clientes.
Depois da série da Netflix, o movimento cresceu e o estabelecimento foi ampliado para se tornar um píer na laje da residência da cozinheira. Com vista para o mar, o espaço foi erguido com a ajuda de doações por todo o Brasil em vaquinha virtual.
“Meu restaurante e minha comida são simples, mas trabalho com muito amor e carinho. Tudo é feito com a dedicação que tenho pela comida e pelo tempero. Não esperava esse sucesso todo, mas tudo isso aconteceu por causa das minhas mãos e meus temperos”, diz dona Suzana.
4. Bar da Mônica serviu para gravação de clipe de Anitta
Bar da Mônica é conhecida por receber artistas em Salvador
Victor Hernandes
O Bar da Mônica começou a ganhar destaque em novembro de 2018, após uma sequência de fotos do lugar viralizar nas redes sociais. Tudo começou quando as sobrinhas da empresária Mônica Arcela, que é dona do estabelecimento, postaram várias imagens do bar, dos pratos servidos e da vista para mar.
O sucesso entre os internautas foi convertido em aquecimento do negócio. Fundado há mais de 20 anos, o restaurante tem opções de moqueca de peixe, camarão, lagosta, polvo e carne, com preços que variam de R$ 35 a R$ 190.
Um divisor de águas para o restaurante foi receber, em 2019, a visita da cantora Anitta com J. Balvin, Tropkillaz e Mc Zaac, para gravação do clipe da música ‘Bola Rebola’.
Outros famosos passaram pelo bar, como Bruno Gagliasso, Whindersson Nunes, Xanddy Harmonia e Fabrício Boliveira.
Uma marca forte do restaurante, que faz as celebridades se encantarem, é a localização à beira mar na Gamboa. Em períodos de chuva e maré alta, o bar não funciona por conta da proximidade com as águas salgadas.
“Esses artistas poderiam ter escolhido qualquer lugar, mas escolheram meu bar, minha comunidade. Isso é muito bom. O bar abriu as portas para verem o que é a comunidade da Gamboa. Nosso diferencial é a paisagem e a vista muito linda”, conta a dona do restaurante, Mônica Arcela.
5.Comunidade do Solar do Unhão
Vista da comunidade do Solar do Unhão para a Baía de Todos-os-Santos
Lílian Marques/ G1
Na Avenida Contorno, vale a pena conhecer as belezas que marcam a Comunidade do Solar do Unhão, localidade que tem o grafite como marca registrada, e transborda arte e cultura por meio das pinturas do Museu de Street Art de Salvador (Musas).
A comunidade é conhecida também por conta de seu belo mar e suas vistas para a Baía de Todos os Santos. Ótimas opções culinárias e a possibilidade de ver diferentes tipos de artes também dão o tom do lugar.
Além disso, o Solar do Unhão recebe também a visita de artistas plásticos que vão para a comunidade se expressar.
“Uma comunidade que se preparou para receber as pessoas de forma super agradável. A gente chama atenção por colocar nossas artes, nossos grafites dessa maneira diferente. Esse investimento de arte junto com todas as outras coisas ao redor gera esse atrativo na comunidade”, comenta o artista plástico Júlio Costas, morador do local.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻