Cinco dicas para que seu lixo não polua as praias

Na faixa de areia ou em casa, você pode ajudar a manter os resíduos recicláveis e orgânicos bem longe do mar. Vejo como! No Recife, o projeto Praia Limpa conscientiza a população sobre os cuidados com o lixo.
Victor Jucá/Divulgação Praia Limpa
Ver uma embalagem de alimento, um copo plástico, uma garrafinha de água, uma bituca de cigarro ou uma latinha na areia e no mar é uma cena que não agrada a ninguém, certo?
Infelizmente, ela é comum em diversos litorais ao redor do mundo e é resultado de uma série de fatores, incluindo os nossos hábitos. Por isso, separamos 5 dicas para que seu lixo não polua as praias.
Mesmo que você nunca tenha visto o mar de perto, poderá ajudar a protegê-lo de dentro de casa. Confira:
1) Seja responsável pelo seu lixo
A primeira dica parece óbvia, mas nem todo mundo segue. Quando vai curtir um dia de praia você lembra de levar vários itens, como protetor solar e toalha, mas, e a sacola para recolher o lixo que produzir aproveitando a beira do mar? Ela deve estar no seu kit praia para que, ao sair da areia, você leve boas lembranças e também seu resíduo, colocando ele na lixeira. Recolher e deixar a sacola na areia também não é suficiente, porque a maré pode subir e levar tudo que você acumulou.
No Recife, moradores e turistas têm uma super ajuda para cumprir essa dica. É que, todos os domingos, o projeto Praia Limpa distribui sacolas de papel para que cada pessoa deposite seu lixo, separando entre reciclável e orgânico. Para completar o ciclo, lixeiras de papelão são distribuídas pelos 8km das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, para receberem o material que é coletado pela equipe da limpeza urbana.
Realizado pela Globo em parceria com a Prefeitura do Recife e apoio da Klabin, o Praia Limpa começou em novembro de 2022 e vai até abril de 2023. Na iniciativa, os comerciantes das barracas receberam a doação de 40 mil canudos e 160 mil copos de papel, que são biodegradáveis e uma alternativa sustentável aos itens de uso único de plástico.
Equipe da limpeza urbana do Recife recolhe os resíduos acumulados nas lixeiras de papelão do Praia Limpa.
Victor Jucá/Divulgação Praia Limpa
2) Fique atento aos horários de coleta
Já em casa, uma dica simples pode fazer uma grande diferença. Se informe sobre os dias e horários em que a coleta da prefeitura percorre a sua rua e só leve as sacolas de lixo no turno em que o caminhão passar.
Expostos na calçada, os resíduos podem ser levados pelo vento ou pela chuva até riachos e rios, que são uma esteira do lixo até o mar. Uma pesquisa realizada em 2021, apontou que cerca de 1.000 rios do mundo são a fonte de 80% da poluição plástica oceânica global.
3) Recuse embalagens plásticas de uso único
Na beira do mar, dentro de casa ou em um restaurante, essa dica vale para qualquer local. Ao consumir algo em uma embalagem de uso único, como o copinho plástico de café, você pode estar causando um impacto grande ao meio ambiente.
Esses produtos ficam por segundos ou minutos na sua mão e já se tornam um resíduo. Embora possam ser reciclados, muitas vezes são descartados em locais inadequados e não chegam às cooperativas. Por isso, busque alternativas sustentáveis, como os copos de papel biodegradável ou as opções duráveis, como uma garrafa própria, um copo de silicone ou uma caneca.
Copo de papel, como o do Praia Limpa, é uma opção reciclável e biodegradável.
Victor Jucá/Divulgação Praia Limpa
4) Separe os itens recicláveis
Em cidades como o Recife, onde há o serviço de coleta seletiva e pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis, separar o lixo comum do que pode ser reciclado é uma forma de contribuir com o meio ambiente e com a renda das pessoas que trabalham nas cooperativas.
Numa ida à praia, por exemplo, alguns dos itens mais usados podem ser reciclados se não tiverem acúmulo de alimento. Também é importante dar preferência para o consumo de bebidas em latinhas, porque tem alta taxa de reaproveitamento do material. Em 2021, o índice de reciclagem das latas de bebida consumidas no país alcançou 98,7%.
Confira alguns dos itens consumidos na beira da praia que podem ser reciclados:
● Copos e canudos de plástico e papel (como os distribuídos pelo projeto Praia Limpa)
● Colher e pratinho de plástico
● Latinhas
● Garrafas plásticas
● Embalagens de plástico, papel e isopor
5) Apoie a pesca artesanal
Dar preferência para consumo de peixes e crustáceos vindos de uma pesca sustentável e local também é uma das formas de não poluir as praias e os oceanos. Ao evitar alimentos com origem na pesca industrial, com uso de redes de arrasto, você combate a poluição plástica e protege a vida de outros animais marinhos e corais.
Uma pesquisa envolvendo a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, uma zona de acúmulo de plástico com mais de 100 milhões de quilos, apontou que ela é composta em grande parte por resíduos relacionados à pesca industrial, com 75% a 86% de todo o plástico identificado sendo da atividade.

31/03/2023 19:30

Nenhuma visita