Chuva afeta milhares de pessoas no Acre e no Tocantins

No Acre, as enchentes tiraram mais de 11 mil pessoas de casa. No Tocantins, rios encobriram pontes e invadiram fazendas na região de Lagoa da Confusão. Chuva afeta milhares de pessoas na região Norte
As enchentes tiraram mais de 11 mil pessoas de casa no Acre.
Quatro horas de chuva e a água invadiu a casa da encarregada de contratos Chrislany Groess, em uma das áreas mais altas de Rio Branco.
“Eu consegui só salvar as roupas, o material escolar dos meninos, o cachorro e os meninos. Só. O resto ficou tudo dentro d’água”, conta.
Alimentos, eletrodomésticos, móveis, colchões estão amontoados por diversas ruas de Rio Branco.
Segundo a Defesa Civil, ainda chove muito na região mais alta do estado e o nível do rio Acre não para de subir. As aulas foram suspensas e as escolas estão sendo usadas como abrigos.
Além de Rio Branco, outros três municípios estão em situação de emergência. A BR-364, única ligação terrestre do Acre ao restante do país, está interditada desde a semana passada. Os motoristas estão usando uma rota alternativa, que aumenta a viagem em cerca de 40 km.
Moradores e instituições estão se mobilizando para ajudar. Uma campanha do Tribunal de Justiça de Sena Madureira enviou comida, água mineral, colchões e materiais de limpeza para as famílias desabrigadas.
Chuvas no Tocantins
No Tocantins, rios encobriram pontes e invadiram fazendas na região de Lagoa da Confusão.
Em outra estrada, que liga o Tocantins a Mato Grosso, carretas não conseguem passar por causa da lama. Na Ilha do Bananal, indígenas precisaram ser resgatados de helicóptero, depois que a aldeia onde moram ficou alagada.
Em Palmas, a Defesa Civil registrou deslizamentos na Serra do Lajeado, no entorno da cidade, e pediu que moradores e turistas evitem parte das trilhas na região. Em todo o estado, 382 pessoas tiveram que sair de casas por causa das inundações, mas esse número pode subir nos próximos dias, porque a Defesa Civil ainda não recebeu informações de todas as prefeituras das áreas atingidas.
LEIA TAMBÉM:
Homem desaparece em rompimento de açude no Ceará
Enxurrada deixa 224 desabrigados em Manaus
No norte do estado, o Dnit começou a recuperar o trecho da BR-226 arrastado por uma enxurrada.
A rodovia é uma via importante para escoamento de grãos produzidos em Goiás e no Tocantins. As obras devem levar pelo menos dez dias. Por enquanto, os motoristas precisam fazer um desvio de 100 quilômetros para chegar ao Maranhão.

28/03/2023 01:26

Nenhuma visita