No ano passado, 853 acidentes grave por choque elétrico foram registrados no Brasil e 69% deles deixaram vítimas fatais. Mais da metade dos acidentes graves envolvendo choques elétricos acabam em morte no Brasil
Em 2022, 853 acidentes graves por choque elétrico foram registrados no Brasil. Desse total, 592 pessoas morreram – 66% dos casos – e o maior número de mortes ocorreu em áreas externas, como em fios de postes: 262.
O choque elétrico dentro de casa pode ser evitado com manutenção de equipamentos, mas sobretudo com prevenção. Existe um dispositivo chamado diferencial residual, que tem que ser instalado em todas as residências, de acordo com as normas ABNT, e que traz mais segurança e evita estragos na rede elétrica e também os choques.
“Com a presença do dispositivo de proteção, em caso de contato, ele atua desligando tanto o equipamento que estava com problema como todo o circuito”, explica especialista.
Confira dicas de como prevenir acidentes com eletricidade em casa
Em caso de acidente, ensina capitão do Corpo de Bombeiros, a primeira atitude deve ser desligar a chave geral, se for possível, e nunca encostar na vítima.
“Chame imediatamente o 193. O telefonista vai passar as primeiras orientações, as primeiras recomendações, e já vai mandar uma viatura para o local”, orienta Ítalo Ferreira Silva.
Choque elétrico: veja como prestar primeiros socorros sem correr riscos
Bombeiro dá dicas de como evitar choques elétricos e incêndios
Mesmo quem tem experiência pode ser vítima. Eletricista com 33 anos de profissão, Seu Manoel está há mais de 70 dias em um hospital de Goiânia em uma ala especializada em queimaduras após tomar um choque e queimar a mão.
“Toda queimadura elétrica precisa de um atendimento médico, mesmo que seja uma lesão pequena. A repercussão do choque por todo o corpo pode acometer outros órgãos, à distância da lesão”, afirma o médico Roberto Zonta.
Queimadura por choque elétrico: especialista alerta para importância dos primeiros socorros
A empregada doméstica Luciana Castro também levou um choque tão violento que chegou a se machucar. A câmera de segurança da casa onde ela trabalha, em Luziânia, na região do entorno de Brasília, registrou o acidente (veja no vídeo acima). A extensão que ela usou estava com um fio desencapado.
“Eu peguei a extensão para lavar o quintal, como eu sempre faço. Estava descalça e tomei um choque. Foi tão forte que me jogou e cai no chão. Estou toda roxa até agora”, conta.