Manancial marcou 14,25 metros nesta segunda-feira (27) e está acima da cota de transbordo, que é de 13,40m. Sete famílias com 18 pessoas estão desabrigadas. Cheia do Rio Acre em Xapuri atinge mais de 2,4 mil pessoas no interior do Acre
Arquivo/Bombeiros
O nível do Rio Acre na cidade de Xapuri também segue em alta no interior do Acre. Nas últimas 24 horas, o manancial subiu 85 centímetros e chegou à marca dos 14,25 metros. A cota de transbordo no município é de 13,40 metros e a de alerta é de 12,50m.
Conforme dados do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, a enchente já atinge 2,4 mil pessoas, de cerca de 600 famílias. Ao todo, sete famílias com 18 pessoas estão desabrigadas e foram levadas pelas equipes de resgate para o abrigo no Centro da Juventude da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Nível do Rio Acre segue em alta e marca 16,74 em Rio Branco; 1,9 mil famílias estão desabrigadas
Cantor João Gomes chama atenção para enchente no Acre e pede ajuda na web
Há ainda mais de 51 famílias com 155 pessoas desalojadas, ou seja, que precisaram sair de casa e foram se abrigar na casa de amigos e parentes. A comandante dos Bombeiros de Xapuri, tenente Laiza Mendonça, afirmou que quatro bairros da cidade estão atingidos, entre eles:
Polo Jequiar
Centro
Sibéria
Braga Sobrinho
Em Xapuri, a direção do hospital está em alerta e tomando providências para o caso de ser necessário fazer a remoção de pacientes para outra unidade de saúde.
Rio Acre segue em alta e marca 16,74 metros em Rio Branco nesta segunda (27)
Cássius Afonso/Rede Amazônica
Cheia na capital
Em Rio Branco, as chuvas não deram trégua nas últimas horas e o nível do Rio Acre segue subindo. Segundo Dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 16,76 metros na medição das 9h.
O rio passou da cota de transbordo, que é de 14 metros, na quinta-feira (23). Desde então, o manancial segue em alta e já atinge mais de 38 mil moradores de Rio Branco. Cerca de 1,9 mil pessoas estão desabrigadas e a estimativa é de que o número de desalojados seja acima de 4 mil pessoas.
Nas últimas 24 horas, choveu 64,3 milímetros em Rio Branco. Desde quinta, quando as chuvas intensas começaram a atingir a capital, já são mais de 260 milímetros, quase o total esperado para todo o mês, que é de 270,1 mm.
Os estragos deixados pela chuva foram muitos. Pelos menos 36 bairros atingidos, vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. Rio Branco tem 32 abrigos em escolas com famílias atingidas pela enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés.
Reveja os telejornais do Acre