Publicação foi feita nesta terça-feira (13), nas redes sociais do artista. Caetano Veloso homenageia Santo Amaro no aniversário de 186 anos da cidade
O cantor e compositor Caetano Veloso homenageou através das redes sociais a cidade onde nasceu. Santo Amaro da Purificação, localizada no recôncavo baiano, completa 186 anos nesta segunda-feira (13) e recebeu um vídeo apaixonado de um dos seus filhos mais famosos.
‘Alô, meu Santo Amaro’: conheça a cidade da Bahia onde há 80 anos nasceu Caetano Veloso
Caetano Veloso visita familiares em Santo Amaro: ‘minha cidade’
Santo Amaro e a luta pela independência da Bahia
No registro, Caetano Veloso entra na Igreja de Nossa Senhora da Purificação, matriz da cidade, ao som ”Adeus, Meu Santo Amaro”, canção do artista lançada em 1973. Caetano creditou a cidade por todas as suas capacidades artísticas.
”Ter nascido e sido criado em Santo Amaro define a minha capacidade de captação, de reprodução e de criação, estética, tudo”, declarou.
No vídeo, Caetano visita a Igreja de Nossa Senhora da Purificação
Reprodução/Redes Sociais
O artista enalteceu ainda a participação da cidade na guerra pela Independência da Bahia. Santo Amaro foi a primeira cidade a declarar D. Pedro como “defensor perpétuo do Brasil independente”, o que significava não obedecer mais ao rei de Portugal. A partir daí, outras localidades, como São Félix e São Francisco do Conde, fizeram o mesmo.
”A leal e benemérita, no título que mereceu pela guerra da Independência”, disse Caetano.
Caetano Veloso, Bethânia e família nos anos 50 em Santo Amaro
Acervo Caetano Veloso
Santo Amaro da Purificação é a cidade onde nasceu também Maria Bethânia, ícone da música brasileira e irmã de Caetano.
Com pouco mais de 60 mil habitantes, o município que fica a cerca de 80 km de distância de Salvador foi cantado em muitos versos e prosas, especialmente na carreira de Caetano.
Caetano tem uma relação muito ativa com Santo Amaro. Em 2022, o cantor visitou familiares na cidade e publicou uma sequência de fotos com os familiares, entre eles os irmãos Rodrigo Velloso e Irene Velloso.
Caetano Veloso visita familiares em Santo Amaro
Reprodução/Redes Sociais
A Santo Amaro de Caetano
Elementos que remetem à cidade são presenças marcantes e determinantes na obra de Caetano Veloso. Foi na casa de número 179 da Rua do Amparo que o menino Caetano chegou com oito anos e saiu pronto para o ganhar o mundo sob comoção familiar, descrita por ele em “No Dia Que Eu Vim-Me Embora”, música de 1967.
“No dia em que eu vim-me embora, minha mãe chorava em ai. Minha irmã chorava em ui e eu nem olhava pra trás”.
Caetano Veloso em Santo Amaro em 1971
Acervo Caetano Veloso
Caetano viveu na casa de onde saiu rumo a Salvador sob lágrimas por dez anos. “Me mudei para essa casa quando tinha oito anos. Ia completar nove anos quando me mudei. Era uma casa grande, porque a família era grande. Um corredor no meio. Desde os oito anos até o ano que ia fazer 18 eu vivi lá, mas todo verão eu voltava para lá e no fundo continuava morando lá. É a minha casa de formação pessoal”, contou na série documental “Lar: Vida Interior”, da GNT.
Conheça Santo Amaro
Caetano Veloso visitou Santo Amaro em 2022 e compartilhou fotos nas redes sociais
Reprodução/Redes Sociais
O g1 criou um roteiro de como chegar em Santo Amaro e o que aproveitar na cidade, além de locais para se hospedar.
Como chegar:
Saindo de Salvador, pegue a BR-324 em Pernambués; siga a BR-324 até BR-420 em Jacuípe; em seguida, pegue a saída 565 via BR-324; siga a BR-420 até Av. Viana Bandeira em Centro, Santo Amaro.
Onde ficar:
Hotel da Purificação
Enseada do Caeiro Eco Resort
Pousada Luar de Monte Cristo
Pontos turísticos:
Cachoeira do Urubu
Teatro dona Canô
Matriz de Nossa Senhora da Purificação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia