Repleto de acontecimentos marcantes no Espírito Santo, telejornal completa quatro décadas nesta quarta-feira (8). Bom Dia ES: 40 anos
Em 8 de março de 1983, os capixabas ganhavam uma nova companhia para começar as manhãs: estreava o Bom Dia Espírito Santo. Passadas quatro décadas, o telejornal completa 40 anos no ar nesta quarta-feira (8), levando informação e análise com credibilidade e uma linguagem própria já reconhecidas pelo público.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Abdo Chequer e Marisa Sampaio formaram a primeira dupla de apresentadores do jornal e ficaram por 21 anos na função.
Marisa Sampaio e Abdo Chequer
Reprodução/TV Gazeta
Ao g1, Abdo, que atualmente é diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, contou que a dupla com Marisa foi fundamental na construção da principal marca do Bom Dia ES: um jornal analítico, com mais tempo para aprofundar os assuntos.
“O Bom Dia ES não surgiu como um programa de reportagens gravadas, mas como um programa de entrevistas, um programa para aprofundar os temas em discussão na sociedade, principalmente os relacionados à política e à economia”, falou.
Para Abdo, a cobertura mais marcante do período em que esteve à frente do telejornal foi o desmembramento do crime organizado no Espírito Santo, em especial o braço nas instituições públicas.
“Para isso é preciso ser uma empresa sólida, não só financeiramente, mas sobretudo em valores e princípios éticos”
Em 2016, Abdo e Marisa se reencontraram em um programa especial que relembrou os primeiros anos do Bom Dia ES (veja abaixo).
Casal de apresentadores que criou o Bom Dia ES lembra história do programa
Em 2004, Juliana Avanza substituiu Marisa e seguiu na companhia de Abdo até 2007, quando passou a formar dupla com Mário Bonella.
Diante das telas, Juliana dividiu a bancada com Mário até 2013, quando se despediu do vídeo e passou a comandar o jornal por detrás das câmeras, se tornando a editora-responsável do jornal, função que ocupa até hoje.
“Acompanho essas transformações há mais de 20 anos – passei pelas funções de repórter, produtora, editora-assistente, apresentadora e hoje responsável pelo jornal. E esses anos foram e continuam sendo uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, disse Juliana.
Do período em que esteve na apresentação, Juliana destacou o combate ao crime organizado e o assassinato do juiz Alexandre Martins como coberturas mais importantes.
“Foram impactantes, mostraram nosso diferencial, nossa capacidade técnica nas reportagens investigativas e como ainda somos importantes porta-vozes do telespectador na busca de soluções para que tenhamos uma vida, um estado e um mundo melhor”
Mário Bonela e Juliana Avanza
Reprodução/TV Gazeta
Em 2013, em uma renovação ousada, o Bom Dia ES ganhou um novo formato e passou a ser apresentado apenas por Mário Bonella.
A linguagem do jornal foi modernizada e o apresentador deixou de apresentar o jornal sentado na bancada para ficar em pé e interagir ainda mais com o público.
Mário Bonella
Reprodução/TV Gazeta
“A missão do Bom Dia ES é informar, seguindo todos os preceitos do bom jornalismo, buscando imparcialidade, sendo inconformado com determinadas situações, sempre buscando pluralidade. A gente não tem lado. E sempre, na medida do possível, prestamos serviço para as pessoas que estão acordando”, disse Mário.
Em 2014, o Bom Dia ES ganhou uma renovação de identidade visual e Mário voltou a ter uma parceira no estúdio, a jornalista Tatiane Braga, que ficou na função até 2021.
Mário Bonella e Tatiane Braga
Reprodução/TV Gazeta
Em 2021, depois de algum tempo fazendo substituições no jornal, foi a vez de Fabíola de Paula assumir oficialmente a apresentação do Bom Dia ES, formando a atual dupla de apresentadores do programa.
“O Bom Dia ES é um jornal que está cada vez mais perto do capixaba. Quando não falamos com ele por mensagem no WhattsApp, falamos por ligação ou pessoalmente quando eu e Mário saímos do estúdio. E eu acho isso fantástico. Dessa forma conseguimos cumprir melhor o nosso papel, a função do Bom Dia ES de ser voz, de ser a ponte entre o telespectador e a pessoa responsável para resolver o problema dele”, considerou Fabíola.
Mário Bonella e Fabíola de Paula apresentam o Bom Dia Espírito Santo
TV Gazeta
Prestes a completar 14 anos no ar, à frente do Bom Dia ES, Mário Bonella falou ao g1 sobre a realização de comandar um programa tão consolidado, que acompanhou as transformações do tempo e que se conecta cada vez mais com o público.
“Uma alegria fazer parte de um produto jornalístico que já dura 40 anos, sempre com o mesmo propósito de ajudar a desenvolver o Espírito Santo. Informar bem o cidadão, sempre fazendo jornalismo com pautado pelo interesse público”, disse Mário.
Para o editor-chefe da TV Gazeta Bruno Dalvi, o Bom Dia ES se consolidou como espaço de referência para debates históricos, com destaque aos grandes momentos institucionais da política e econômica.
“Ao longo de quatro décadas, abriu espaço às discussões do Estado e de nossa gente, sempre colocando luz onde havia sombras. Reuniu a sociedade, as instituições, igrejas, ONGs, setor produtivo, sindicatos, federações e associações de classe, políticos, empresários e trabalhadores. Fez história no jornalismo capixaba, e continua fazendo”, definiu.
Bom Dia ES: Relembre os apresentadores que já passaram pela bancada do jornal
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo