Bolsa de Tóquio cai 7% após divulgação de dados sobre emprego nos EUA e ativa circuit breaker

Bolsas do Japão emendaram sequência negativa que não ocorria há mais de 10 anos
ASSOCIATED PRESS
A Bolsa de Tóquio caiu mais de 7% na manhã desta segunda-feira (5), após a divulgação de dados fracos sobre o emprego nos Estados Unidos na última sexta-feira, que geraram temor de recessão. Um circuit breaker parou as negociações do Topix por cerca de 10 minutos.
O índice Nikkei 225 caía 7,03%, aos 33.386,47 pontos, enquanto o Topix também apresentava uma queda de mais de 7%. Considerados os últimos três dias de negociações, esta seria a pior marca desde a tsunami de 2011, que causou o desastre da usina nuclear de Fukushima.
Além dos dados sobre emprego nos Estados Unidos, fatores como a alta do iene, juros mais altos e tensões no Oriente Médio influenciaram a queda.
O que é o circuit breaker?
É um mecanismo disparado pela bolsa para interromper o pregão sempre que ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações. Toda vez que isso acontece, esta ferramenta é acionada para amortecer e rebalancear as ordens de compra e venda dos investidores e proteger o mercado da volatilidade. Em seguida, os negócios são retomados.
Julia Duailibi explica como funciona o ‘circuit breaker’ na Bolsa de Valores

04/08/2024 22:13

Nenhuma visita