Alunos da Escola de Teatro Martins Pena denunciam que local tem rachaduras, infiltrações e até cupins

Na segunda-feira (6), estudantes fizeram um protesto pedindo melhorias. Alunos da escola de teatro Martins Pena denunciam problemas na infraestrutura da unidade
Estudantes da tradicional Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, que fica no Centro do Rio, denunciam as péssias condições da unidade. Rachaduras, infiltrações, vazamentos e cupins são algumas das reclamações dos alunos.
Eles contam que o problema já é antigo.
“A gente já vem notando isso desde sempre, é um processo de sucateamento. O casarão nunca passa por uma reforma, a gente tenta comunicar a Faetec, mas é uma obra da Faetec com o Iphan, não há uma resposta, um diálogo”, fala a aluna Thuany Coutinho.
Chuva no interior da Escola de Teatro Martin Pena, no Rio
Reprodução/TV Globo
Outros dizem ter medo da estrutura não aguentar e desabar.
“Estamos aqui protestando, nos manifestando, porque não aguentamos mais nenhuma resposta da Faetec. Tudo que queremos é estudar. Todo dia viemos pra cá com medo do prédio desabar em cima da gente, temos medo de vir estudar com risco de morrer”, diz o estudante Guilherme Rios.
Manifestação dos alunos da Escola de Teatro Martin Pena, no Rio
Reprodução/TV Globo
Na segunda-feira (6), alunos fizeram uma manifestação pedindo melhorias. As aulas deveriam ter recomeçado, mas eles dizem que não há condições de frequentar o local.
“Uma das salas que usamos está com uma rachadura maior do que estava antes das férias. Está com desnível, o problema não é de hoje. O nosso teatro já foi interditado pela Defesa Civil. Agora estamos com uma sala a menos. Daqui a pouco é o prédio todo. A gente só quer estudar, estudar teatro”, fala Guilherme.
A unidade, que funciona há mais de cem anos no mesmo local, foi a primeira escola pública de teatro do país, fundada em 1908.
“É uma escola de teatro centenária, é a escola de teatro mais antiga da América Latina, e ela está prestes a cair, literalmente, e ninguém ajuda. A Faetec não dá conta, o Governo do Estado não dá conta”, diz a produtora e atriz Fernanda Caldeira.
Porta com má conservação na Escola de Teatro Martin Pena, no Rio
Reprodução/TV Globo
“A Faetec não entrega pra gente aquilo que ela deveria, como estudante da rede pública. Isso é um problema que vem há alguns anos. Nada, infelizmente, é feito pra mudar isso”, completa o ator e editor Leonardo Maciel.
A equipe de reportagem fez contato com o Governo do Estado e com a Faetec, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

07/03/2023 12:26

Nenhuma visita