Equipamentos que emitem informações sobre as condições climáticas e o nível dos rios vão possibilitar acompanhamento da situação em todas as cidades do estado. 60 equipamentos serão instalados até o dia 15 de abril em todo estado
Andrea Resende/TV Gazeta
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de uma rede de monitoramento através da instalação de equipamentos em pontos estratégicos do estado que vão possibilitar o envio de alertas climáticos e do nível dos rios em tempo real à Defesa Civil.
O objetivo é otimizar ações de resposta para evitar tragédias no período chuvoso. Ao todo serão instaladas 60 estações meteorológicas e hidrológicas que irão permitir o acompanhamento das condições de cada localidade, agilizando a emissão de avisos e alertas.
“Todos os municípios onde não havia informações, como aconteceu na cheia de 2022, nós passaremos a ter informações. Ou seja, em todo município de Alagoas teremos pelo menos uma informação meteorológica ou hidrológica em tempo real. Isso vai ser fundamental para uma celeridade maior na emissão de avisos e alertas de desastres naturais para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado. Isso vai ajudar a salvar vidas”, disse o superintendente e meteorologista Vinicius Pinho.
Com isso, os riscos à vida humana e os danos nas cidades podem ser minimizados nos municípios durante o período chuvoso.
“As estações meteorológicas nos dão informações de temperatura, umidade, precipitação, vento e todas as variáveis meteorológicas. Além disso, nós adquirimos estações hidrológicas que, além de dados de chuva, vão nos dar em tempo real dados de nível do rio para que a gente possa acompanhar a evolução de momento das principais bacias hidrográficas”, esclareceu Pinho.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ordem de instalação das estações nos municípios seguirá critérios técnicos que serão avaliados.
“A nossa equipe técnica vai fazer essa discussão com as defesas civis municipais para ver quais são os locais mais críticos. A gente tem a experiência dos nossos técnicos e a gente pretende já na próxima semana fazer a listagem de todos os locais onde vamos colocar os nosso equipamentos”, disse o secretário da Semarh, Gino César.
A previsão é de que os equipamentos sejam instalados até o dia 15 de abril, mês em que tem início a Quadra Chuvosa, período de maior volume de chuvas no estado.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL