Regionais de saúde da região receberam até o momento apenas 86 doses. Vacina contra Monkeypox tem início no Sul de Minas
A vacinação contra a monkeypox, a varíola dos macacos, vai começar a partir da próxima segunda-feira no Sul de Minas. Mas por enquanto, são poucas doses disponíveis. As regionais de saúde da região receberam até o momento apenas 86 doses.
O Estado todo recebeu apenas 1,1 mil doses, que foram distribuídas para todo o estado. Muitas cidades do Sul de Minas não receberam nenhuma delas.
Aqui no Sul de Minas, 12 doses foram para a Regional de Alfenas, 12 para a de Passos, 34 para a regional de Pouso Alegre e 28 para a regional de Varginha.
Profissional prepara dose da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox)
Phil Nijhuis/ANP/AFP
Alfenas é uma das cidades da região que receberam imunizantes. De acordo com a coordenadora de imunização, Taciane de Lima, neste primeiro momento, apenas um público-alvo específico será vacinado.
“O município de Alfenas recebeu seis doses, nesta fase inicial da campanha o público contemplado será os pacientes HIV positivos, que estão com um exame de contagem de linfócitos menor que 200, então a gente tem o nosso centro de testagem e aconselhamento que é referência na nossa região, então em parceria com o CTA, a médica avaliou os exames e nós fizemos uma lista de 12 pacientes que serão contemplados. No momento serão seis, que é a quantidade de doses que nós recebemos e depois conforme a remessa que o Ministério da Saúde nos enviar, nós vamos administrando essas doses”, explicou a coordenadora.
Ainda segundo ela, a vacina será aplicada em duas doses.
“A vacina é em duas doses, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias, e o que a gente pede é que os pacientes compareçam mesmo para a vacinação e que completem o esquema das duas doses, a vacina será administrada lá no Centro de Testagem conforme os pacientes que a gente já entrou em contato para comparecer, a partir das 8h”, completou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas