AC recebe caravana ‘Embrapa FertBrasil’ que leva conhecimentos sobre uso de fertilizantes e manejo do solo

Iniciativa busca promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes e outros insumos agropecuários no Brasil. AC recebe caravana ‘Embrapa FertBrasil’ que leva conhecimentos sobre uso de fertilizantes e manejo do solo
Reprodução/Rede Amazônica
A capital acreana recebeu nessa terça-feira (7) a visita da caravana FertBrasil, realizada pela Embrapa e parceiros. O objetivo foi divulgar o uso adequado de fertilizantes e a importância do manejo sustentável dos solos para a boa produtividade das lavouras.
O encontro na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) reuniu representantes da área agrícola, entre eles, produtores rurais e profissionais da assistência técnica.
LEIA TAMBÉM:
Acre tem a 4ª maior presença de indígenas na produção agropecuária, aponta IBGE
Rio Branco foi a primeira parada da caravana neste ano, que percorre várias regiões do Brasil levando tecnologias e conhecimentos sobre o uso de fertilizantes e a importância do manejo dos solos para melhoria na produção.
“A Embrapa trouxe especialistas de várias regiões do Brasil, são pesquisadores sêniores, com grande conhecimento nessa área, para fazer uma palestra, na verdade, são cinco módulos com conteúdos diferentes, apresentando para os produtores aqui do Acre como construir esse perfil de solo e como usar eficientemente esses fertilizantes de forma que a gente tenha uma produtividade alta, com bastante rentabilidade e também de forma sustentável”, disse o supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrado, Sérgio Abud da Silva.
Rio Branco recebe a visita da caravana Embrapa Fertbrasil
A caravana da Embrapa iniciou a jornada no ano passado e, antes do Acre, já tinha passado por 28 cidades em sete estados. Daqui, a comitiva deve percorrer outras regiões pelo país.
A iniciativa busca promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes e outros insumos agropecuários no Brasil, já na safra 2022-2023. A redução pode chegar a uma economia de até um bilhão de dólares para os produtores rurais em todo o país, segundo a Embrapa
“Cerca de 60% dos custo de produção são relativos a esses insumos com a parte de adubação. Então, quando a gente reduz o custo nessa parte, consequentemente, a gente aumenta a lucratividade desses produtores”, explicou o chefe geral da Embrapa Acre, Bruno Pena.
E além dos produtores, quem trabalha com o acompanhamento e consultoria na agropecuária pretende colocar os conhecimentos repassados em prática. É o que diz a empresária do ramo agrícola, Thays Lemos Uchôa
“Tem que buscar fazer a utilização de forma correta desses insumos, a análise de solo, que o principal ponto para a tomada de decisões. E isso acaba reforçando que estamos trabalhando de uma forma correta e é importante para que a gente sempre busque ainda mais o conhecimento, justamente para que o produtor aumente a sua produção e não tenha grandes prejuízos, que é isso que a gente quer. Que o produtor fique satisfeito com sua produção e com a assistência técnica”, afirmou Thays.
Reveja os telejornais do Acre

08/03/2023 21:05

Nenhuma visita