Lagoa localizada em parque de Feira de Santana está interditada desde o dia 17 de fevereiro. Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana coleta amostras no Parque da Lagoa
Após a bactéria causadora da cólera ser detectada na água da Lagoa do Geladinho, no Parque Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade coletou nesta segunda-feira (6), amostras de peixes do local para enviar ao Laboratório Central da Bahia (Lacen).
De acordo com a secretaria, o próximo passo será coletar amostrar de aves silvestres que passam pelo parque. Como se tratam de aves migratórias, a preocupação é que elas contaminem, através das fezes, outros mananciais da cidade.
Lagoa é interditada após agente causador da cólera ser identificado em Feira de Santana
O resultado que confirmou a presença da bactéria Vibrio Cholerae nas amostras de água foi liberado no dia 16 de fevereiro, pelo Lacen. As investigações foram iniciadas no dia 11 do mesmo mês, depois que peixes começaram a aparecer mortos no local.
Secretaria de Meio Ambiente coleta amostra de peixes em lagoa de Feira de Santana
TV Subaé
A prefeitura de Feira de Santana, informou que as cepas isoladas serão enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da patogenicidade, ou seja, a capacidade da bactéria causar doença.
O prefeito da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos uma reunião, participarão de uma reunião para avaliar e discutir as próximas ações preventivas a serem adotadas.
Lagoa está interditada desde o dia 17 de fevereiro
Prefeitura de Feira de Santana
Sintomas da cólera
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. Ela é transmitida através de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa.
Como o o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, ela pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.
Os principais sintomas são diarreia e vômito. Caso ocorra desidratação, a circulação e a função renal também são prejudicados.
Caso o tratamento não seja feito da forma adequada, a doença pode evoluir para complicações e levar à morte.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻