Público será ampliado quando Ministério da Saúde enviar novas doses. ‘Xepa’ da vacina será oferecida a gestantes e puérperas. Vacinas bivalentes da Covid
Reprodução/ TV Globo
A cidade de São Paulo vai aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos a partir desta segunda-feira (6).
Para a imunização deste novo público, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu na quarta (1º) 530.776 doses do imunizante.
A vacinação com a Pfizer bivalente teve início na capital na última segunda (27) e segue disponível para todos os idosos acima de 70 anos, além de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão, indígenas, residentes em instituições de longa permanência e funcionários destes equipamentos.
Estão sendo vacinadas as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, também das 7h às 19h.
‘Xepa da vacina’ para gestantes e puérperas
Caso existam doses remanescentes da vacina Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, gestantes e puérperas poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região da UBS.
Para inscrição prévia, é necessário apresentar um comprovante de endereço.
Balanço
De acordo com a Secretaria municipal da Saúde, até a quarta (1º) foram aplicadas 129.961 doses do imunizante Pfizer bivalente, sendo 123.932 em idosos maiores de 70 anos e 6.029 doses nos demais grupos elegíveis atualmente.