Em comemoração ao aniversário de 474 anos de Salvador, o governador da Bahia contou ao g1 qual seu local preferido na capital baiana. No dia 29 de março, Salvador completa 474 anos de fundação. Em comemoração à data, o g1 reuniu algumas personalidades para contar qual o seu local preferido na capital baiana e as histórias envolvidas.
ID: 11491714
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se diz encantado pelas maravilhas da capital baiana. Apesar de não ser soteropolitano, o político diz que foi acolhido pela cidade que chamou de ”berço do Brasil e de todos nós”. [Veja no vídeo acima]
Confira a página especial do aniversário de Salvador
FOTOS: Veja antes e depois da capital baiana
QUIZZ: Você conhece a história de Salvador que completa 474 anos?
Nascido no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, o governador se mudou para Salvador com a irmã Marta e os sobrinhos para fazer cursinho pré-vestibular. Jerônimo relembrou da época para eleger o seu local favorito da aniversariante do mês.
Governador da BA, Jerônimo Rodrigues
Vitor Santos/Ag Haack
O bairro do Acupe de Brotas, onde morou com a parte da família, foi citado com carinho pelo governador. A relação com é de nostalgia, e Jerônimo revisita sua juventude e suas origens.
”Fui acolhido por Salvador e tenho muitas obrigações com ela”, declarou Jerônimo.
O bairro é um dos que se emanciparam de Brotas, bairro que é considerado uma cidade dentro de Salvador. A localidade abriga um comércio forte e um clima pacato, com prédios e muitas casas, o que dá a ele um ar um interiorano em meio à cidade. O Acupe serve ainda como via de ligação para outros pontos da capital baiana.
Vista do Acupe de Brotas
Igor Allexsander Gomes/Arquivo Pessoal
Além disso, Jerônimo citou outros lugares da mesma fase da sua vida. O governador elegeu o campi Cabula da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde estudou no curso de Construção Civil. Ele não concluiu o curso, mas lembrou com carinho de quando saia da aula para jogar futebol.
”Especialmente aos sábados quando depois da aula batia um baba”, brincou o governador.
A Uneb é a maior instituição pública de ensino superior da Bahia, por ser estruturada no sistema multicampi. A universidade foi fundada em 1983 e está presente geograficamente em todas as regiões do Estado.
Uneb, em Salvador
Divulgação/Uneb
Jerônimo destacou ainda a Biblioteca Central, no bairro dos Barris, onde estudava e assistia filmes na Sala de Cinema Walter da Silveira, o único espaço público dedicado ao audiovisual na Bahia.
Por fim, o governador cita o bairro de Nazaré, onde ele diz ter sido acolhido na casa de dona Cinira, pelos amigos de Jequié, cidade que se mudou aos 9 anos para estudar.
Biblioteca dos Barris, em Salvador
Danutta Rodrigues/G1 BA
LEIA TAMBÉM
Lore Improta escolhe Farol da Barra como seu local preferido de Salvador
Culinarista Preta escolheu Feira de São Joaquim como seu local preferido
Nininha Problemática elege praia de Itapuã como seu lugar favorito de Salvador
Bruno Reis escolhe Igreja do Senhor do Bonfim como seu lugar favorito em Salvador
Maria Marighella vê Salvador como ‘seu lugar no mundo’ e escolhe o MAM como local preferido
Carlos Prazeres escolhe o Carmo como seu local preferido na cidade
Thiago Almasy elege a Lapinha como seu lugar preferido na cidade
Lucas Leto diz que ‘recarrega as energias’ na Praia da Paciência, seu lugar preferido de Salvador
Sheuba escolhe São Tomé de Paripe como ‘local muito especial no coração’
Ivan Mesquita escolhe o Dois de Julho como lugar preferido em Salvador:
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻