Empreendedores conquistaram o público através de serviços diferenciados que viralizaram na internet. Loja Katuka Africanidades, em Salvador
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No dia 29 de março, Salvador comemorou 474 anos. Para celebrar a data, o g1 BA publica, ao longo do mês, uma série de conteúdos sobre diversos elementos da capital baiana.
As redes sociais têm servido como vitrine para empresas de diferentes ramos e para se diferenciar em meio a tantas opções, empreendedores de Salvador têm se destacado por não somente utilizar os perfis digitais como plataforma de comercialização, mas também por abusar da criatividade na hora de criar e divulgar os produtos na internet.
Desse modo, além das vendas numerosas, eles acumulam milhares seguidores, após conquistarem o público através de virais. Conheça 5 empreendimentos de Salvador com milhares de seguidores nas redes sociais.
Lar do Petisco – Petiscaria oferece rodízio de cerveja e reúne 125 mil amantes da bebida no Instagram
Lar do Petisco, em Salvador, tem rodízio de cerveja
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Criado em junho de 2021 pelos sócios Gisele Cidade e Jailton Santos, o Lar do Petisco, que fica no bairro de Mussurunga, passou a fazer sucesso depois que anunciou nas redes sociais uma novidade: rodízio de cerveja.
A ideia surgiu após uma queda nas vendas, em agosto de 2022. “Começamos a estudar, passamos três meses planejando e assim que postamos o serviço, viralizou no Instagram, Tik Tok e Facebook. Foi realmente um divisor de águas e hoje muita gente nos conhece como o bar do rodízio de cerveja”, explica Gisele.
“Nosso Instagram saiu de 30 mil seguidores para 100 mil, em menos de três meses”, detalha ela.
Sócios do Lar do Petisco, Gisele Cidade e Jailton Santos
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Não foi só o número de seguidores que cresceu. Conforme Gisele, o volume de vendas aumentou 70% e o estabelecimento passou a ter fila na porta, em todos os fins de semana.
Atualmente petiscaria conta com um espaço “instagramável” que parece com um lar (fazendo jus ao nome do bar), que faz sucesso entre os frequentadores, que aproveitam a experiência no rodízio de cerveja para fazer fotos e vídeos que “bombam” nas redes sociais, e atraem novos clientes. “Quando mostramos isso e nossos drinks ou pratos na internet, o público engaja bastante”, diz ela.
Empada do Breno – criadora do “Empadovo”, lanchonete tem 47 mil seguidores
“Empadovo”, empada em formato de ovo de páscoa, foi criado pelo estudante Breno Sodré
Reprodução/Instagram
Após viralizar em 2019, por causa de uma publicação em que apresentava um ovo de páscoa de empada, a vida do empreendedor Breno Sodré, nunca mais foi a mesma. Na época, o jovem passou de 4 mil seguidores para 20 mil nas redes sociais. Atualmente, o estudante de gastronomia tem 47 mil seguidores somados entre Instagram e Twitter.
Engajado nas plataformas digitais desde jovem, Breno diz que a fama e o sucesso se deram não somente pelo “empadovo”, algo inusitado, mas também pela forma como ele divulga os produtos na internet.
“Sempre gostei de usar memes para associar minhas empadas e assim fui fazendo minha divulgação. Fui conquistando vários clientes por conta disso e pela qualidade do produto, claro”, observa Sodré.
Empada do Breno, em Salvador
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O jovem nascido na cidade de Taperoá, no baixo sul do estado, começou a vender empadas em ônibus e na escola onde cursava o Ensino Médio, em 2012, quando era estudante do ensino médio. Na época, cada uma custava R$ 1.
Em 2016, após ser aprovado no curso de gastronomia da Universidade Federal da Bahia, Breno começou a divulgar as empadas nas redes sociais. Inicialmente, a ideia era vender para alunos da instituição, conduto, o sucesso foi tamanho, que o jovem começou a receber encomendas.
Em 2021, o empreendedor inaugurou sua primeira loja física, no bairro do Politeama. No ano passado, a lanchonete passou a funcionar no Garcia. “Hoje minhas empadas se tornaram referência em Salvador e muitas pessoas passaram a conhecer, e ter curiosidade. Além disso, a variação de sabores das empadas sempre gerou muita repercussão e curiosidade do público”, afirma.
Thayná Alongamentos – Empreendedora que começou vendendo apliques capilares em ônibus tem mais de 70 mil seguidores
Espaço de Thayná Oliveira no bairro de São Caetano, em Salvador
Arquivo pessoal
Thayná Oliveira é mais conhecida em Salvador como Thayná Alongamentos. Com quase 78 mil seguidores no Instagram, a empreendedora divulga serviços de alongamento capilar e venda de apliques.
“Quando comecei a usar aplique no meu cabelo, amigos e familiares ficavam curiosos e sempre perguntavam como eu fazia os penteados. A partir daí tive a ideia de trabalhar com isso. O meu intuito sempre foi mostrar para a mulherada do que elas são capazes, acreditei nisso e deu certo”, diz Thayná.
Espaço de Thayná Oliveira no bairro de São Caetano, em Salvador
Arquivo pessoal
Thayná começou a atuar nas redes sociais em 2016, todavia, antes disso já tinha aparecido em outros perfis, de passageiros que divulgaram vídeos dela vendendo apliques dentro dos ônibus da capital baiana.
Devido ao sucesso dos posts, a procura pelo serviço aumentou, e Thayná precisou alugar um espaço físico e agora atende no bairro de São Caetano, não mais nos coletivos e domicílios.
“Sempre utilizei o Instagram e o Facebook. Tentei ao máximo passar credibilidade e confiança para as minhas primeiras clientes, que trouxeram outras e hoje temos essa quantidade de seguidores e sendo cada vez mais reconhecida”, destaca.
Cantinho da Jô – Das vendas de porta em porta a um dos restaurantes mais conhecidos de Salvador
Dona Jô tem um restaurante com um vista panorâmica para a baía de Todos-os-Santos
Arquivo pessoal
Localizado na Comunidade da Vila Brandão, o restaurante “Cantinho da Jô”, da cozinheira Joélia Ramos, ganhou visibilidade nas redes sociais em 2019, graças à posição privilegiada do estabelecimento, de frente para a baía de Todos-os-Santos.
Fotos e vídeos da vista estonteante se espalharam e chamaram atenção de baianos e turistas. Hoje, são 23 mil seguidores, que admiram pelas telas não só a vista, que é o chamariz, mas as delícias preparadas por Joélia.
“Um dos motivos de ter muitos seguidores é por publicar diversas fotos da vista do restaurante. Outra coisa que eleva muito o engajamento é quando os clientes postam as comidas que faço, além da vista e do pôr do sol”, aponta.
Katuka Africanidades – Com quase 25 mil seguidores, marca reúne moda, arte e literatura da cultura negra em Salvador
Loja Katuka Africanidades, em Salvador
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Fundada há 15 anos, a marca de roupas Katuka Africanidades começou a ganhar engajamento em 2020, durante a pandemia. Para o sócio do empreendimento, Renato Carneiro, a fama da empresa nas mídias digitais se deve por conta do conteúdo diferenciado que a marca faz para os mais de 26 mil seguidores.
“A gente não fica gerando conteúdo vazio. Somos um local de compartilhamento das estéticas dos pensamentos negros na diáspora. Funcionamos como um grande mosaico de informações. Mostramos os produtos que a loja tem, mas sempre acompanhado de informação”, aponta.
Hoje, a Katuka tem duas unidades, no Pelourinho e no Rio Vermelho – a segunda foi aberta há menos de dois meses e surgiu devido ao crescimento da empresa.
Katuka Africanidades, em Salvador
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Além da moda, a marca trabalha com produtos de arte e literatura na perspectiva afro e também é um selo editorial, que atua com culturas diferentes das ocidentais.
“Nossas publicações como editora e livraria têm uma interação bastante grande, direta e imediata com as pessoas. Queremos criar referenciais novos, que não sejam tão ocidentalizados. Somos um espaço de troca, pensado para corpos insurgentes na perspectiva de raça, gênero e sexualidade”, ressalta Renato.
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