Próximo da universalização do abastecimento, Prolagos ajuda a proporcionar mais dignidade para os moradores e desenvolvimento para os municípios onde atua Parece que foi ontem que dona Olívia Mendonça, moradora da Estrada de Pau Rachado, em São Pedro da Aldeia, recebeu pela primeira vez água encanada de qualidade na torneira da sua casa. Sentada na varanda, enquanto olha o vasto campo verde em frente à residência, ela relembra como era difícil a vida quando precisava buscar baldes de água no poço do bairro para fazer as coisas básicas dentro de casa.
“O poço era longe de casa. A gente andava muito com um balde na cabeça para buscar água e quando precisava lavar roupa, tínhamos que leva-la até lá”, comenta a dona de casa.
Com o passar dos anos, a família construiu um poço no quintal do imóvel, mas quando ele secou, dona Olívia ficou sem saída.
“Esse foi um período muito difícil. Eu tinha que ir tomar banho e lavar roupa na casa dos meus filhos, que fica em outro bairro. Hoje em dia é uma beleza. Se eu quiser lavar louça é só ligar a torneira, para tomar banho é só abrir o chuveiro e não preciso mais pegar o caneco com água. Isso não tem preço. Costumo dizer que eu sou rica. A pessoa com esse conforto todo dentro de casa não precisa de mais nada”, ressalta a moradora.
Assim como fez com a família aldeense, em 25 anos de atuação a Prolagos já levou mais dignidade para cerca de 420 mil moradores da Região dos Lagos.
Durante esse período, a concessionária investiu mais de R$1,4 bilhão, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitante, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Neste período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passando de 30% para 98%, e saltou de 0% para 80% o tratamento do esgoto.
Dando um importante passo para a universalização do acesso à água tratada nas cidades da área de concessão, a Prolagos retomou nesta semana, em que é celebrado o Dia Mundial da Água (22), a obra de ampliação da rede de abastecimento de água para os distritos de Arraial do Cabo.
Nesta etapa serão implantados cerca de três quilômetros de adutora, tubulação de grande porte que fará o transporte de água até Novo Arraial e em seguida, mais dezessete quilômetros de rede de distribuição, fazendo a ligação da rede principal com os imóveis.
A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da concessionária, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama.
A previsão é que até o fim do ano os moradores da localidade já tenham água nas residências. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, até 2025, a obra também irá contemplar Sabiá, Caiçara e Pernambuca, abastecendo mais de 12 mil pessoas.
“No Brasil são 35 milhões de pessoas sem acesso à água tradada, mas aqui na Região dos Lagos estamos próximos da universalização. Como agentes da dignidade, sabemos o poder de transformação que a água pode proporcionar em uma comunidade, promovendo inclusão, igualdade e desenvolvimento para os municípios onde atuamos. E é esse o legado que queremos deixar com o nosso trabalho”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.