Especialistas e empresários pedem pausa nas pesquisas de desenvolvimento de inteligência artificial

Eles alertam para riscos de perturbação política e econômica que a inteligência artificial impõe, inclusive para a democracia. Especialistas em inteligência artificial divulgam apelo por pausa em pesquisas
Especialistas em inteligência artificial divulgaram nesta quarta (29) um apelo para que as pesquisas sobre esse assunto tenham uma pausa de seis meses. O pedido é direcionado a pesquisas de sistemas ainda mais potentes do que o ChatGPT, lançado pela empresa OpenAI.
Os especialistas defendem que a pausa seja usada para que surjam autoridades reguladoras e dispositivos de segurança e de vigilância de sistemas de inteligência artificial.
Eles observam a necessidade de desenvolver técnicas para discernir o que é real do que é artificial e alertam para os riscos de perturbação política e econômica que a inteligência artificial impõe, inclusive para a democracia.
O documento é assinado também por empresários como Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Elon Musk: dono do Twitter, da montadora de automóveis elétricos Tesla e da SpaceX, que explora possibilidades comerciais de viagens espaciais.
A carta publicada no site do instituto ‘Future of Life’ levanta as seguintes questões: devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os trabalhos, inclusive os gratificantes? Devemos nos arriscar a perder o controle da nossa civilização?
Os especialistas e empresários afirmam, por fim, que essas decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos.
LEIA TAMBÉM
Meta e Google defendem legislação brasileira sobre responsabilidade por conteúdo na internet
Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Veja quais tarefas do dia a dia ele consegue fazer (talvez melhor do que você)
Os milhares de trabalhadores em países pobres que abastecem programas de inteligência artificial como o ChatGPT

30/03/2023 00:46

Nenhuma visita