Inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril. Projeto tem como público prioritário a população negra, entre 16 e 29 anos. Muncab lança programa gratuito para qualificação de artistas e empreendedores de Salvador
Divulgação
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) disponibilizou vagas para o programa gratuito online de qualificação profissional nas áreas de economia criativa e indústria artística de Salvador. A capacitação é composta por seis cursos online individuais com 100 horas totais de duração, para até 300 alunos.
Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de abril através do formulário online. O projeto tem como público prioritário a população negra, entre 16 e 29 anos.
Os conteúdos ministrados são:
Elaboração de projetos culturais;
Prestação de contas de projetos culturais;
Financiamento de empreendimentos criativos;
Formalização de empreendimentos criativos;
Comunicação de projetos;
Gestão de empreendimentos e projetos criativos.
Também serão ofertados dois workshops presenciais no Muncab, com 4 horas totais de duração, para até 300 alunos. As disciplinas são: Propriedade Intelectual de Projetos Culturais e Enquadramento de Projetos.
O Muncab também promoverá mentorias presenciais para o aperfeiçoamento de projetos em fase inicial de elaboração, com acompanhamento individual, feedbacks e supervisão das propostas. Essa atividade tem 8 horas de duração e contempla 20 projetos totais.
O laboratório online ensinará como captar recursos para projetos de documentários audiovisuais. A atividade transitará por conceitos básicos do formato, gêneros documentais, criação de argumentos e a submissão para projetos e editais.
De acordo com o Muncab, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso de artistas independentes às políticas públicas de fomento à cultura, entre elas a Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo, além de ampliar as competências de empreendedores atuantes no segmento.
O time de facilitadores do projeto é composto por profissionais do mercado soteropolitano, entre eles a consultora e produtora cultural Itala Herta e o empreendedor Paulo Rogério, fundadores da Vale do Dendê. Além da roteirista Ceci Alves, que trabalha na adaptação do romance “Torto Arado”, escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, para a televisão.
Serviço
O quê: Programa de qualificação profissional em economia criativa e indústria artística de Salvador
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻