Variação mensal do preço no Brasil, entre janeiro e fevereiro, foi de 2,25%. No DF valor da dúzia foi reajustado em 4,77% e chegou a custar quase R$ 30. Galinhas recebem cuidado especial para produção de ovos em Itirapina
Paulo Chiari/EPTV
O ovo é um dos alimentos mais presentes na mesa da população, tanto pela versatilidade como por ser uma fonte de proteína animal acessível. O alimento rico em proteínas e altamente nutritivo também é muito consumido por quem pratica musculação, por quem segue uma dieta ovolactovegetariana.
Porém, em Brasília, o preço da dúzia de ovos aumentou mais do que a média do país nos primeiros dois meses de 2023. Enquanto a variação no Brasil entre janeiro e fevereiro foi de 2,25%, no Distrito Federal o preço do ovo subiu 4,77%, e chegou a custar quase R$ 30 em alguns mercados.
LEIA TAMBÉM:
DESEMPREGO: Taxa de desemprego no DF passa de 15,8% para 16,8%, em fevereiro, aponta IPEDF
VEJA VÍDEO: PM sozinha evita que homem cometa suicídio em Brasília
Segundo Valdir Avila, pesquisador de aves e suínos da EMBRAPA, nesse período as galinhas caipiras botam menos ovos, em consequência do aumento da umidade e menor incidência de luz solar. Porém, com o controle de luminosidade, umidade e ambiente adequado, as aves conseguem produzir normalmente.
O risco de gripe aviária também tem alarmado os distribuidores de ovos. Países vizinhos como Peru, Bolívia, Chile e Argentina registraram focos de contaminação.
Mas, segundo dados divulgados pela EMBRAPA, por meio do Sistema Mundial de Informação de Saúde Animal na segunda-feira (20), o Brasil ainda não apresenta contaminação.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.