Em dois meses, operação contra violência doméstica prende mais de 30 homens em Sorocaba

Dados são um acumulado dos meses de fevereiro e março. Objetivo da operação era coibir e prevenir a violência contra a mulher no âmbito nacional. Entre fevereiro e março, 32 homens são presos em casos de violência contra mulher em Sorocaba
William Silva/TV TEM
Uma operação para coibir a violência contra a mulher no país prendeu 32 homens entre fevereiro e março em Sorocaba (SP). Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (29), na Delegacia da Mulher.
Denominada de “Operação Átria”, a ação foi realizada entre os dias 1º de fevereiro e 28 de março e teve como objetivo coibir e prevenir a violência contra a mulher no âmbito nacional.
A Delegacia de Defesa da Mulher, durante a operação, 830 vítimas foram atendidas e 775 boletins de ocorrências abertos. Destes, a polícia já solicitou 410 medidas protetivas.
À TV TEM, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, Alessandra Reis Oliveira, afirmou que os números vêm aumentando com certa constância, o que não significa que a violência esteja aumentando. “Esses números demonstram uma maior conscientização das mulheres vítimas de violência em procurar pela delegacia e registrar os fatos”, explica.
A delegada também reforçou a importância das medidas protetivas emitidas ao longo da operação. “Elas retiram a mulher do contexto onde ela sofria a violência. Isso já contribui muito para cessar os casos de agressões. Esse afastamento preserva a integridade, a vida, muitas vezes, da mulher”, diz.
Polícia Civil realiza operação para coibir violência contra a mulher em Sorocaba
Segundo Alessandra, a maioria das prisões efetuadas durante a operação foram feitas em flagrante. “É um número bastante elevado, mas que demonstra que as vítimas estão procurando, estão denunciando, inclusive no momento [das agressões]. Nas situações, as vítimas estão procurando ajuda e, inclusive, a própria população. É importante que a população tenha ciência de que se presenciou um fato de agressão, ela pode e deve estar pedindo ajuda para aquela mulher”, afirma.
Nas regiões de Salto e Itu (SP), a operação prendeu quatro homens e atendeu 44 vítimas. Além disso, a polícia solicitou 29 medidas protetivas.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

29/03/2023 17:33

Nenhuma visita