Com a decisão, as operadoras podem solicitar a implantação da quinta geração de redes móveis no município sertanejo. Petrolina recebe autorização para implementar sinal 5G
Júlia Martins/g1
A cidade de Petrolina, Sertão de Pernambuco, recebeu a autorização para a instalação de infraestrutura para o 5G. A liberação veio com a de mais 194 cidades de 21 estados. A decisão ocorreu durante a reunião do grupo de acompanhamento da implantação das soluções para os problemas de interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHZ (GAISPI). Agora, as operadoras podem solicitar a implantação da quinta geração de redes móveis no município sertanejo.
As autorizações ocorreram quando foi concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C de satélites para a banda KU. O edital do leilão do 5G, aberto em 2020, garantiu a distribuição de kits para recepção aos cadastrados no cadúnico.
Mas, ter a faixa liberada, não garante a instalação imediata das redes 5G, segundo o edital, os compromissos estão para vencer a partir de 2025. Para as cidades receberem a instalação de forma antecipada, é necessário o planejamento e interesse de cada prestadora.
Sobre o 5G
Conforme a União Internacional de Telecomunicações (UIT) o 5G é uma nova tecnologia de transportes de dados em redes que envolve dispositivos móveis. A nova conexão tem alta velocidade para baixar informações e curto tempo de resposta na transferência de dados.
A nova geração de conexão móvel também possui uma capacidade de conexão maior, e pode ligar até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
VÍDEOS: mais assistidos do Sertão do PE