Menino que virou ‘herói’ após salvar primo bebê que se afogava é homenageado com moção de aplausos

Aos 8 anos, Bernardo Pires resgatou o primo de 1 ano e 9 meses que caiu em piscina durante uma confraternização em Mongaguá, no litoral de São Paulo. Menino que virou ‘herói’ após salvar primo que se afogava é homenageado em câmara
O pequeno ‘herói’ que, aos 8 anos, salvou o primo de 1 ano e 9 meses de um afogamento em Mongaguá, no litoral de São Paulo, foi homenageado com uma moção de aplausos nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal da cidade. No final de fevereiro, o primo de Bernardo Pires caiu na piscina durante uma confraternização familiar e foi salvo pelo parente, que teve reflexo rápido.
O resgate do bebê foi registrado por câmeras de monitoramento (veja abaixo). Nas imagens, é possível observar que uma outra criança estava na piscina no momento em que o bebê caiu na água, mas ela não percebeu a situação. Aproximadamente 15 segundos depois da queda, Bernardo notou o primo com o rosto mergulhado na água e pulou para socorrê-lo.
Vídeo mostra menino de 8 anos resgatando primo bebê de afogamento em piscina
O caso ganhou grande repercussão e ressaltou a importância de crianças saberem os primeiros socorros, principalmente em acidentes com água. Diante da comoção popular, foi marcada uma homenagem oficial ao pequeno ‘herói’.
Nesta segunda-feira (27), se reuniram na Câmara Municipal de Mongaguá para a moção de aplausos ao Bernardo, a família dele, autoridades da cidade e o fundador do projeto Surf Escola, Julio Cesar.
Menino que virou ‘herói’ após salvar primo que se afogava é homenageado com moção de aplausos na Câmara Municipal de Mongaguá, SP
Ronaldo Ribeiro
Ao g1, o prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes (Republicanos) disse que a homenagem ao menino foi mais que merecida. “É um pequeno herói, que não pensou duas vezes para salvar o primo e evitar uma verdadeira tragédia.”
Primeiros socorros
Desde 2021, Bernardo participa do projeto Surf Escola, que é uma parceria entre a ONG Esporte Vida e o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Segundo a mãe dele, Renata Cristina Rios, o filho desenvolveu a natação, aprendeu a surfar e teve noções de primeiros socorros nas aulas do projeto.
Ao g1, Julio Cesar disse que a iniciativa é realizada em Mongaguá e em Praia Grande, cidade vizinha. Por meio do projeto, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos são ensinadas a nadar e surfar, além dos primeiros socorros em acidentes com água.
O projeto é gratuito e atende 120 crianças por turma. Julio contou também que a procura por alunos é maior, mas que a falta de recursos impede que mais crianças sejam atendidas.
Julio (à esq.) e Bernardo (à dir.) posam com pranchas de surfe
Projeto Surf Escola, ONG Esporte Vida
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

27/03/2023 23:41

Nenhuma visita