EUA acusam Rússia de derrubar drone no Mar Negro: veja o que se sabe

Segundo Washington, drone realizava operação de rotina quando foi atingido por aeronave. Rússia afirma que equipamento norte-americano caiu na água após manobras descontroladas. Conheça o MQ-9 Reaper, drone mais letal dos Estados Unidos
Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira (14) que um drone militar “Reaper” norte-americano caiu no Mar Negro após bater na hélice de um caça Su-27 da Rússia. Moscou negou a colisão e disse que o equipamento caiu na água após realizar movimentos bruscos.
Onde foi o incidente?
O drone caiu no Mar Negro, que fica entre a Ucrânia, Rússia e Turquia. A queda ocorreu perto da costa da Crimeia, região ucraniana anexada pelos russos em 2014.
O que derrubou o drone dos EUA?
Versão dos EUA: uma colisão entre o equipamento norte-americano e a hélice de um caça russo;
Versão da Rússia: manobras bruscas do próprio drone que levaram à perda de altitude e queda do equipamento.
Como foi o incidente?
Versão dos EUA: dois jatos russos teriam despejado combustível no drone e voado na frente do equipamento. Após uma colisão com a hélice de um dos jatos, os militares norte-americanos teriam sido obrigados a derrubar o drone;
Versão da Rússia: após a detecção do drone próximo ao espaço aéreo do país, os caças russos teriam levantado voo para averiguar a situação. O equipamento dos EUA teria feito manobras bruscas, perdido altitude e caído no mar.
Por que o drone foi derrubado?
Versão dos EUA: caças russos teriam interceptado o drone enquanto ele fazia operações de rotina na região do Mar Negro, próximo à Ucrânia;
Versão da Rússia: o drone não teria sido derrubado, mas perdido o controle e caído sozinho. Segundo a TASS, agência de notícias russa, não houve uso de armas ou contato físico com o equipamento dos EUA.
Que tipo de drone foi derrubado?
O MQ-9 Reaper é um drone de vigilância norte-americano. Geralmente usado como ferramenta de apoio em missões, também pode ser equipado com mísseis e atingir alvos com precisão.

14/03/2023 20:57

Nenhuma visita