Ação vem sendo coordenada pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Por temor de desabamentos, famílias deixam casas, em bairro de São Luís
Cerca de dez famílias, residentes no bairro do Anil, em São Luís, estão sendo aconselhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Defesa Civil a deixarem suas casas, devido às fortes chuvas ocorridas na capital, nas últimas horas.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
As equipes de resgate estão em alerta máximo desde a noite dessa segunda-feira (13), quando alagamentos e transtornos foram registrados em toda a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). A previsão é de que as chuvas permaneçam, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta vermelho, indicando chuvas intensas na Ilha de São Luís, e outros municípios maranhenses.
Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil têm atuado na contenção de danos decorrentes das fortes chuvas, na capital
Reprodução/TV Mirante
Em entrevista à TV Mirante, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), informou que as famílias aconselhadas a deixar suas casas estão recebendo o apoio das autoridades, que estão providenciando abrigos temporários e auxílio para transporte.
“Nós temos todas as nossas equipes de prontidão, trabalhando desde ontem, quando a nossa cidade foi atingida pelas fortes chuvas. Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCRAS), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Instituto da Paisagem Urbana… Todas as equipes mobilizadas, como é o caso, aqui, no Alto do Pinho [no bairro do Anil], para que a gente faça, nesse caso aqui, uma obra de contenção definitiva, para resolver esse problema, de uma vez por todas. Aqui, nós vamos fazer a realocação de 10 famílias, por uma questão de segurança, que já estarão no nosso Aluguel Social, e, que depois da obra, que deve durar de 15 a 20 dias, possam voltar, com segurança, ao seu local de residência”, explicou.
Questionado sobre os riscos enfrentados por parte da população, que reside em áreas irregulares, Braide citou a aprovação do novo Plano Diretor, em São Luís, como parte do trabalho pretendido pela prefeitura para atuar na contenção de acidentes.
“Todas as áreas de risco foram atualizadas e foram incluídas, já, no novo Plano Diretor: a boa notícia é de que o novo Plano Diretor já foi aprovado, então isso vai nos ajudar a nortear as ações da prefeitura, daqui pra frente. Principalmente, no que diz respeito às obras de drenagem profunda, que são as obras que resolvem esse tipo de situação. Além, é claro, de evitar a construção em locais irregulares, para que a gente não venha passar situações como essa”, concluiu.