Iniciativa será realizada no sábado (18), do Porto ao Farol da Barra, com concentração às 8h. Caminhada será encerrada em café da manhã com especialistas e show da banda Yayá Muxima. Participantes do grupo Endobaianas
Mateus Cabral/Divulgação Endobaianas
A caminhada EndoAlerta, em prol da conscientização sobre a endometriose, volta a ser realizada em Salvador, no sábado (18), após três anos de suspensão devido a pandemia.
A iniciativa é do grupo de mulheres com endometriose da Bahia (Endobaianas) e compõe as ações do Março Amarelo, mês mundial de conscientização sobre a doença.
Endometriose acomete uma em cada 10 mulheres no Brasil, mas diagnóstico pode levar até 10 anos; entenda
Cuidados com saúde da mulher marcam o mês de março
Anitta diz que passará por cirurgia após diagnóstico de endometriose
Nesta edição, a caminhada percorre o trajeto do Porto ao Farol da Barra, com concentração às 8h. Os interessados devem comparecer ao Hall do Rede Andrade Barra Hotel para adquirir gratuitamente uma camisa que dá acesso ao café da manhã com especialistas para esclarecimentos sobre a doença.
O evento ainda contará com um show da banda de samba-reggae feminina Yayá Muxima no hotel, logo após a caminhada. A expectativa da organização é de que aproximadamente 100 pessoas participem da ação.
Além da caminhada, o Março Amarelo do Endobaianas conta com uma exposição fotográfica e outros eventos que reúnem profissionais da saúde e pacientes. As ações podem ser acompanhadas através das redes sociais do grupo.
Endometriose
Endometriose: Entenda os sintomas, diagnóstico e tratamentos
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Ela acontece quando o tecido da camada interna do útero – que sai na menstruação –começa a crescer fora dele.
A doença, que pode ser extremamente incapacitante, provoca cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Ela também pode afetar a fertilidade da mulher.
Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, mais de 30% dos casos de endometriose levam à infertilidade. Com os tratamentos disponíveis hoje, entretanto, é possível que uma mulher com endometriose engravide e leve a gestação até o final ou engravide espontaneamente, de acordo com a associação.
Serviço
O quê: Caminhada EndoAlerta
Quando: sábado (18), às 8h
Percurso: Porto ao Farol da Barra
Quanto: Gratuito
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻