Parque tem vista panorâmica do Centro e Baía de Guanabara. Local tem galerias, teatro, pátios, parquinho infantil e mirante. Melhores opções para chegar são ônibus e metrô a partir do metrô da Carioca, no Centro. Vista do interior do Parque das Ruínas, em Santa Teresa
Alexandre Macieira/Riotur
Localizado na Rua Murtinho Nobre, no alto de Santa Teresa, na região central do Rio, o Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural municipal, que nos últimos anos também tem feito sucesso nas redes sociais por causa da vista panorâmica da Baía de Guanabara e Centro da Cidade que é descortinada de sua área externa.
Parque das Ruínas em Santa Teresa
Divulgação
Além da vista e da arquitetura peculiar – juntando as ruínas do antigo palacete, vidro e metal – o local tem programação ao longo do ano de exposição, peças teatrais e ocasionalmente de apresentações musicais.
O Parque das Ruínas abriga um teatro, duas galerias, um palco externo, dois pátios, um quiosque/café com mirante e um parquinho infantil. A área total do equipamento é de 563 m².
Interior do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
História
O parque é localizado nas ruínas de um palacete erguido em 1898 que foi a casa de uma mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo. Conhecida como “a marechala da elegância”, ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, hoje um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação. A reinauguração como centro cultural ocorreu em 1997.
Terraço do Parque das Ruínas
Divulgação
Localização e como chegar
O endereço é Rua Murtinho Nobre, 169. O parque está a 350 metros do Largo do Curvelo, que tem uma estação do bonde de Santa Teresa.
Entre as opções recomendadas para chegar de transporte público a partir do Centro é, na estação Carioca, pegar a linha 014 do ônibus (Santa Teresa) ou a estação terminal do bonde de Santa Teresa, que também fica na região. Ele funciona de segunda a sábado das 11h às 16h.
Localização do Parque das Ruínas
Kayan Albertin/Editoria de Arte g1
Horário de funcionamento
Terça a domingo (09h às 16h). A entrada é gratuita.
Área externa do Parque das Ruínas
Divulgação
Vista de mesa no Parque das Ruínas
Divulgação
Capacidade
Segundo a prefeitura do Rio, em 2022 o local teve 256.679 visitantes, com uma média mensal de 20.760 pessoas. A capacidade se divide da seguinte forma:
Jardim – 200 pessoas
Galeria – 100 pessoas
Terraço – 100 pessoas
Quiosque no Parque das Ruínas
Divulgação
Agenda
A programação costuma ser atualizada no Instagram oficial do centro cultural.
Em março de 2023, estavam previstas:
Troca-troca de livros- Ter a dom, das 9 às 16h. Grátis. Livre.
Exposição do “I Prêmio de Fotografia – Visões Cariocas” – Ter a dom, das 9 às 16h. Até 19/03. Grátis. Livre.
Vista do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Visão interna do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Marina da Glória, Baía de Guanabara e Niterói vistos do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Exposição em galeria no Parque das Ruínas
Divulgação
Teatro no Parque das Ruínas
Divulgação