Pudim é sobremesa deliciosa que agrada a todos; aprenda como fazer

O Nordeste Rural deste domingo ensina o segredo para deixar o pudim com cara de profissional. Nordeste Rural deste domingo ensina receita de pudim.
Reprodução/TV Verdes Mares
O pudim é aquela sobremesa deliciosa, que todo mundo ama, mas pouca gente se arrisca a fazer, já que exige paciência. O estudante de publicidade Mateus de Almeida é um apaixonado por cozinha que faz um pudim famoso entre a família e os amigos. É ele quem ensina os segredos para deixar o prato com cara de profissional.
Ingredientes
Calda
1 xícara de açúcar
meia xícara de água
Massa
395 g de leite condensado
400 ml de leite integral
3 ovos
100 g de leite em pó integral
3 gotas de essência de baunilha
Modo de fazer
Comece pela calda, uma das partes mais importantes do pudim. Deixe a água esquentando enquanto prepara o açúcar. Escolha uma panela de fundo grosso para colocar o açúcar. Num primeiro momento, deixe o derretimento acontecer sozinho, mas fique atento para a calda não queimar.
Quando perceber que o açúcar já derreteu quase inteiro, mexa com a colher até dissolver bem, virando uma mistura homogênea. Uma dica importante é deixar que a calda fique numa cor marrom claro, o que vai dar um leve amargor e causar um contraste nos sabores do pudim. Caso ela esteja em uma cor mais clara, a calda vai ficar mais doce.
É hora de acrescentar a água. É preciso cuidado, já que pode subir uma fumaça quente, o que pode causar queimaduras. Por isso, acrescente a água aos poucos. Siga mexendo, sem interrupção, para atingir o ponto ideal.
Depois de atingir uma textura líquida, desligue o fogo e siga mexendo. Em seguida, coloque a calda dentro da forma. A recomendada é a de dois litros. Leve a forma para a geladeira por 30 minutos.
Em seguida, comece a fazer a massa. Pré-aqueça o fogo na temperatura máxima por cerca de 10 minutos. No liquidificador, coloque o leite integral, o leite condensado, o leite em pó, as três gotas de essência de baunilha e, por último, os ovos. Aí é só bater por dois minutos na velocidade baixa, pra que não entre muito ar na mistura.
Deixe a massa descansando um pouco para que a espuma se dissipe naturalmente e, assim, não se acumulem bolhinhas no pudim.
Passado esse período, tire a forma com a calda da geladeira e despeje a massa. Agora é hora do banho-maria. Encha uma vasilha de água fria e, em seguida, coloque a forma do pudim.
Em seguida, leve o pudim ao forno, ainda em banho maria, baixando um pouco a temperatura. A etapa de cozimento dura, em média, 50 minutos. Depois disso, o pudim pode ir direto do forno para a geladeira, onde vai passar mais quatro horas. Só então vem a hora de desenformar.
Para desenformar, aqueça um pouco a parte de baixo da forma, por um minuto. Depois, para ajudar a desgrudar, passe delicadamente uma faca nas laterais e no centro, para soltar o pudim ao virar no prato.
Veja as reportagens do NE Rural

12/03/2023 09:50

Nenhuma visita