Carnaval de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, atrai brasileiros, argentinos e uruguaios para folia

Neste sábado (11), acontece a última noite da tradicional festa fora de época. Na arquibancada, quase 60 mil pessoas acompanham os desfiles de oito agremiações. Carnaval fora de época movimenta cidade de Uruguaiana, no RS
Neste sábado (11) é a última noite do carnaval fora de época que está movimentando a cidade gaúcha de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Para quem ama o carnaval, todos os meses são de contagem regressiva. A Dona Tena, de 70 anos, sente sempre aquele frio na barriga à espera de pisar na avenida.
“Já faz 30 anos que eu estou aqui, né? Fico louca que chegue o ano de novo, para eu sair de baiana de novo”, diz.
Nas quadras das escolas, o carnaval dura o ano inteiro e a preparação para os desfiles também carrega motivos ainda maiores.
“O nosso bairro era muito marginalizado. As pessoas não costumavam vir muito aqui e, agora, muita gente vem na Ilha do Marduque, graças à nossa escola”, conta Leandro Colazzo, presidente da Unidos do Marduque.
Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, o carnaval fora de época mobiliza oito escolas de samba. Comunidades inteiras que trazem para a Avenida Presidente Vargas seus enredos.
“O carnaval para mim é um sonho de menino, e hoje eu realizo mais um sonho”, festeja Mateus Medeiros, carnavalesco da Imperadores do Sol.
Carnaval de Uruguaiana: veja os enredos das escolas de samba
Durante três dias, a avenida fica cheia, com carros alegóricos de quase 30 metros de comprimento e com o colorido das fantasias. E, na arquibancada, quase 60 mil pessoas acompanham a festa.
O Carnaval de Uruguaiana tem quase 80 anos de história, é um dos mais antigos do país. Desde 2005, passou a ser fora de época, o que deixou a festa em evidência. Com isso, nomes dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo foram atraídos para a cidade, que fica na fronteira com a Argentina.
“Hoje, você vê o nível dos carros que estão ali na concentração. As escolas, que não eram tão tradicionais, bem armadas, bem movimentadas. Isso que é bacana”, ressalta Émerson Dias, intérprete do Salgueiro e da Cova da Onça.
Pela proximidade com a fronteira, além dos argentinos, o carnaval também atrai uruguaios. “E para nós é lindo, porque o nosso carnaval terminou já”, afirma um deles.
Para a Dona Tena, desfilar no maior carnaval fora de época do país é motivo de realização e hora de começar a contagem regressiva para o próximo:
“Para mim, representa tudo. Que Deus me dê muita saúde para no próximo ano sair de novo”.

12/03/2023 01:30

Nenhuma visita