A maioria dos reparos é necessária devido ao frutos de furtos de cabos. Sinal de trânsito com defeitos na Zona Oeste do Rio
Reprodução/RJ1
As solicitações de reparos de sinais de trânsito feitas pelo 1746 da Prefeitura do Rio estão crescendo há dois anos. Ao todo, ao longo de 2023, já foram registradas 2.880 solicitações, número 46,26% maior que as 1.969 feitas no mesmo período do ano passado. O aumento chega a 156% quando se compara o número atual com as 1.125 queixas de 2021.
A maioria dos reparos é necessária devido ao frutos de furtos de cabos. De acordo com a Cet-Rio, apenas no mês de janeiro, houve um prejuízo de R$ 439.544,83 com os furtos de cabo. No período, foram furtados 8.026 metros de cabos do sistema da companhia.
Ranking de reclamações de problemas de sinais de trânsito na Prefeitura do Rio
Reprodução/RJ1
Em Bangu, professores e pais de alunos decidiram criar uma mobilização em massa ao portal 1746, para tentar a reparação de cerca de 20 semáforos que não estão funcionando nas imediações da região.
Eles temem pelo risco de acidentes e atropelamentos, já que a localidade é muito movimentada por crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas e particulares.
“Tá péssimo, porque você não sabe se pode vir um carro de lá ou de cá, você não sabe se está aberto ou fechado…”, diz um motorista, ouvido pelo RJTV. “Tem que ter paciência e cuidado, olhar para um lado e para o outro, senão ‘dá ruim’. Tá muito perigoso”, diz outro condutor.
Relatos semelhantes de mal funcionamento dos sinais de trânsito também foram feitos nas regiões da Penha, Acari e Inhaúma, na Zona Norte.
Número de reclamações sobre sinais cresce no Rio
Reprodução/RJ1
*Estagiários sob a supervisão de João Ricardo Gonçalves